TC 01,1 C (Salt.: sem I)
BAPTISMO DO SENHOR.
Santo Hilário, Bispo e doutor da Igreja, mf.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está a PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Todo este assunto, desde o início, encontra-se
AQUI.
*** *** ***
Já tinha escrito sobre este assunto na publicação anterior a esta:
Se alguém está em CRISTO, é uma NOVA CRIAÇÃO. O que era antigo passou; eis que surgiram coisas novas. Tudo isto vem de DEUS, que nos reconciliou conSIGO por meio de CRISTO e nos confiou o ministério da reconciliação.
(2 Coríntios V, 17-18)
Mas é bom recordar para melhor compreender porque a IGREJA ensina que só o DEUS MENINO contemplado no Tempo de Natal, que termina hoje, pode salvar o homem e o mundo. Para compreender porque os falsos salvadores não salvam nem podem salvar, e quando pensam que salvam, a única coisa que produzem, se tiverem o poder para isso, é destruição.
Se alguém está em CRISTO, é uma NOVA CRIAÇÃO. O que era antigo passou; eis que surgiram coisas novas.
Não é uma questão de mudança de mentalidades ou de educação ou de seja lá o que fôr, mas um milagre do CRIADOR:
Tudo isto vem de DEUS, que nos reconciliou conSIGO por meio de CRISTO.
Só DEUS, o CRIADOR, pode criar e recriar, sempre um criação contínua, dando existência a tudo que existe continuamente. Com a RESSURREIÇÃO, tudo foi recriado..., é o chamado OITAVO DIA, o dia que não passará no Juízo Final. Na semana de sete dias, o oitavo dia coincide com o primeiro dia da semana, o DOMINGO, chamado de DIA DO SENHOR, da Sua RESSURREIÇÃO, da RECRIAÇÃO. Dia em que o homem velho, onde habita a desordem do pecado original, libertado pelo SENHOR do jugo do Mal, se transforma no HOMEM NOVO.
Com o BAPTISMO DO SENHOR termina o Tempo de Natal. Já podemos, a partir de hoje, desmontar o PRESÉPIO e tudo mais que lhe é acessório, como a Árvore de Natal. Desmontar antes de terminar o Tempo de Natal, não tem pés nem cabeça, pois, enquanto estamos no Tempo de Natal, toda CRIAÇÃO continua, em adoração, a contemplar o Seu CRIADOR no DEUS MENINO.
Às vezes se fala da fé como se a FÉ SOBRENATURAL (TEOLOGAL) fosse como uma fé puramente humana, como se TAL fé estivesse sujeito aos caprichos da ditadura do "achismo", ou dependesse de "Ibope". Se nem a Ciência (genuína) depende, era o que mais faltava!, de tais coisas, muito, muito menos a FÉ, ESSA fé!
A nossa FÉ, ao contrário de outras, não é cega, algo que acaba no fanatismo, religioso ou ideológico, por faltarem os pés, ou no fundamentalismo sem fundamento, por faltar a cabeça, por ser irracional. Tem pés e cabeça.
Tem pés: é confirmada pelos factos concretos do testemunho cristão e da perseguição (que não consegue, há já mais de dois milénios, destruir porque é OBRA DE DEUS). A nossa FÉ - em JESUS CRISTO -, também tem pés, porque DEUS SE manifesta pela FÉ em JESUS e a própria FÉ se vai fortalecendo no crente.
A nossa FÉ, aos contrário das fés no «achismo» ideológico - muitas vezes disfarçado de científico... - não contradiz a luz natural da razão, e a Ciência jamais poderá contradizê-l'A, porque a Ciência procura a verdade (a realidade) das coisas, a objectividade. Ser objectivo, tem a ver com procurar descobrir e compreender como DEUS criou e mantém criada as coisas.
FÉ com pés e cabeça:
O que existia desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos,
o que contemplámos e as nossas mãos tocaram relativamente ao VERBO DA VIDA,
de facto, a VIDA (JESUS) manifestou-SE (Continua a manifestar-se hoje nos corações dos crentes pela acção do ESPÍRITO SANTO, pelo MISTÉRIO PASCAL...); nós vimo-la, d'ELA damos testemunho e anunciamo-vos a VIDA ETERNA que estava junto do PAI e que SE manifestou a nós (pelo mistério da ENCARNAÇÃO, DEUS feito um de nós. Depois, de modo mais elevado, após JESUS ter sido glorificado e enviado o ESPÍRITO SANTO)
o que nós vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também vós estejais em comunhão connosco. E nós estamos em comunhão com o PAI e com Seu FILHO, JESUS CRISTO.»
(1 João I, 1-4)
Com o BAPTISMO DO SENHOR termina o Tempo de Natal, o tempo de contemplar o DEUS MENINO, DEUS que assumiu a nossa humanidade, não só para salvá-la, como também para elevá-la a um dignidade superior à original.
![]() |
Já podemos desmontar os presépios, a partir de hoje, bem como tudo que lhe emoldura: árvore de Natal, iluminações, etc. |
Caríssimos, agora somos filhos de DEUS e ainda não se vê o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando JESUS SE manifestar, seremos semelhantes a ELE, porque O veremos tal como ELE é.
(1 João III, 2)
Quem comete o pecado é do Diabo, porque o Diabo é pecador desde o princípio. Foi para destruir as obras do Diabo que o FILHO DE DEUS SE manifestou.
(1 João III, 8)
Caríssimos: Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de DEUS e todo aquele que ama nasceu de DEUS e conhece a DEUS. Quem não ama não conhece a DEUS, porque DEUS é AMOR. Assim SE manifestou o amor de DEUS para connosco: DEUS enviou ao mundo o Seu FILHO Unigénito,
para que vivamos por ELE.
(1 João IV, 7-9)
Nisto consiste o Seu AMOR: não fomos nós que amámos a DEUS, mas foi ELE que nos amou e nos enviou o Seu FILHO como vítima de expiação pelos nossos pecados.
(1 João IV, 10)
Se alguém disser: «Amo a DEUS» e odiar o seu irmão, é mentiroso. Quem não ama o seu irmão, que vê, não pode amar a DEUS, que não vê.
(1 João IV, 20)
Não vê, porque não está no CÉU, nem poderá pela FÉ ver, porque DEUS é AMOR, não SE manifesta a quem não ama o irmão.
DEUS deu-nos a VIDA ETERNA e ESTA vida está em Seu FILHO. Quem tem o FILHO tem a VIDA (divina, nada a ver com Biologia), quem não tem o FILHO DE DEUS não tem a VIDA. Escrevo-vos estas coisas, para saberdes que tendes a VIDA ETERNA, vós que acreditais no NOME do FILHO DE DEUS.
Bem sabemos também que o FILHO DE DEUS veio e nos deu entendimento para conhecermos o VERDADEIRO; e nós estamos no VERDADEIRO, no Seu FILHO, JESUS CRISTO. ESTE (JESUS CRISTO) é o VERDADEIRO, é DEUS e é VIDA ETERNA. Meus filhinhos, guardai-vos dos ídolos.
(1 João V, 5-21)
Todo que nasceu de DEUS vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa FÉ.
(1 João V, 4)
Continuação de um bom DOMINGO DO BAPTISMO e até amanhã, se DEUS quiser!