TC 03,4 C (Salt.: sem III)
Quarta-Feira da semana 3 do Tempo Comum.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está a PALAVRA DE DEUS (VERBUM DOMINI) que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):
AQUI, letra P (PALAVRA DE DEUS).
*** *** ***
Muitas vezes e de muitos modos falou DEUS antigamente aos nossos pais, pelos Profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por Seu FILHO, a QUEM fez herdeiro de todas as coisas e pelo QUAL também criou o Universo.
Sendo o FILHO esplendor da Sua GLÓRIA e IMAGEM da Sua substância, tudo sustenta com a Sua PALAVRA poderosa.
Depois de ter realizado a purificação dos pecados, sentou-SE à direita da MAJESTADE no alto dos Céus e ficou tanto acima dos Anjos quanto mais sublime que o deles é o NOME que recebeu em herança.
Na verdade, a qual dos Anjos disse DEUS alguma vez:
«TU és Meu FILHO, EU hoje TE gerei»?
E ainda: «EU serei para ELE um PAI, e ELE será para MIM um FILHO»?
E de novo, quando introduziu no mundo o Seu PRIMOGÉNITO, disse: «Adorem-n’O todos os Anjos de DEUS».
(Hebreus 1, 1-6)
Esta é a primeira leitura que se leu logo após o BAPTISMO DO SENHOR, início do Tempo Comum.
JESUS, verdadeiro homem a partir do mistério da ENCARNAÇÃO, não é um homem qualquer como qualquer outro, mais ou menos famoso, mas verdadeiro DEUS desde a eternidade. A Sua palavra não é uma palavra qualquer, como a de qualquer homem, por mais sábia que seja, não passa de sabedoria humana. A palavra de JESUS é PALAVRA DE DEUS.
ESTA palavra foi proferida ao longo dos séculos pelos profetas escolhidos por DEUS, que prepararam o POVO para a vinda do Seu FILHO, mas depois foi dita pelo próprio SENHOR no tempo da Sua vinda ao mundo. Então, tudo foi dito pelo próprio SENHOR, do que precisamos de saber para nos salvar:
Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por Seu FILHO, a QUEM fez herdeiro de todas as coisas e pelo QUAL também criou o Universo.
JESUS é o VERBO DE DEUS encarnado:
Pelo QUAL (DEUS) também criou o Universo.
Tudo que existe, em criação contínua, é pela PALAVRA DE DEUS que existe:
Sendo o FILHO esplendor da Sua GLÓRIA e IMAGEM da Sua substância, tudo sustenta com a Sua PALAVRA poderosa.
DEUS é um só, a substância divina é uma só.
Esplendor da Sua GLÓRIA e IMAGEM da Sua substância, tudo sustenta com a Sua PALAVRA poderosa.
Ao que veio JESUS, ao mundo?
Depois de ter realizado a purificação dos pecados (JESUS homem, mas com os merecimentos de JESUS DEUS), sentou-SE à direita da MAJESTADE no alto dos Céus e ficou tanto acima dos Anjos quanto mais sublime que o deles é o NOME que recebeu em herança.
O homem - de todos os tempos - pode rezar a DEUS e ser atendido, porque JESUS reparou os nossos pecados, da humanidade inteira, e nos reconciliou com DEUS, conSIGO Mesmo.
Ninguém se salva a não ser através do SENHOR, o único MEDIADOR entre DEUS e os homens. Sem o SENHOR, não há salvação para ninguém. Os bem-aventurados no CÉU pertencem, todos, ao CORPO MÍSTICO DE CRISTO, o NOVO ADÃO.
Enquanto viveu neste mundo, JESUS fez coisas que só DEUS pode fazer, milagres, tantos, tantos, tantos, que São João, para dar essa idéia, escreveu o seguinte, no final do EVANGELHO:
Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e que as escreveu. E nós sabemos bem que o seu testemunho é verdadeiro. Há ainda muitas outras coisas que JESUS fez. Se elas fossem escritas, uma por uma, penso que o mundo não teria espaço para os livros que se deveriam escrever.
(João XXI, 24-25)
JESUS viveu entre nós e as provas documentais são aos montes e robustas: muitas delas vêm de cartas que os pagãos e inimigos dos cristãos diziam. Falavam de um mito, como ouvi dizer?
(Estamos no tempo das grandes e ridículas tolices)
Claro, que não falavam de um mito, mas de JESUS, o FILHO DE DEUS, que entrou na história com tantas provas que não existem em mais nenhum personagem da História, tantas assim. E agora, após o SENHOR subir ao CÉU, é a IGREJA que dá um testemunho bem visível e bem maior de JESUS: de JESUS RESSUSCITADO, que há-de vir na Sua GLÓRIA para julgar vivos e mortos.
Uma boa quarta-feira, o quarto dia da semana, e até amanhã, se DEUS quiser!