domingo, 30 de junho de 2019

08 Génesis XIII, 2.5-18 (Novo mundo ou retorno ao velho?)

TC 13,1 C (Salt.: sem I)
13º DOMINGO DO TEMPO COMUM.

Primeiros Santos Mártires da Igreja de Roma, mf.

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está a PALAVRA DE DEUS (VERBUM DOMINI) que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***  ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra P de PALAVRA DE DEUS.

***   ***   ***



Abrão estabeleceu-se na terra de Canaã e Lot estabeleceu-se nas planícies, armando as suas tendas até Sodoma, cujos habitantes eram perversos e pecavam gravemente contra o SENHOR.
(Génesis XIII, 12-13)

Tenho ouvido falar que vem aí um mundo novo... Sem DEUS? Isso é impossível ao homem. E quando existe essa presunção, dos falsos salvadores, o mundo se vai desarrumando. Até a natureza se desarruma.

Mundo novo... Na prática, o que vemos? Para onde o mundo caminha? Mundo novo ou retorno ao mundo velho, que é o mundo sem DEUS?

Só o SENHOR pode realizar coisas (substancialmente) novas, NOVA CRIAÇÃO. E isso já foi realizado pelo SENHOR, com a Sua RESSURREIÇÃO, embora só no Juízo Final se há-de ver em plenitude essa NOVA CRIAÇÃO: mundo novo, liberto da herança do pecado original e das doenças que o pecado pessoal e social trouxeram ao mundo.

E isso, esse mundo novo - o REINO DE DEUS -, já habita no coração do cristão que é fiel ao SENHOR.

O que a História tem a dizer sobre o mundo actual? Algo que já aconteceu no passado e acontece sempre que se abandona DEUS: o mundo velho.

Justos, aclamai o SENHOR, * 
os corações rectos devem louvá-l’O. 
Cantai-LHE um cântico novo, * 
cantai-LHE com arte e com alma. 

Um cântico novo, a novidade que é a única novidade que não é superficial e passageira, mas substancial, trazida por JESUS com a Sua RESSURREIÇÃO.

A PALAVRA DO SENHOR é recta, * 
da fidelidade nascem as Suas obras. 
ELE ama a justiça e a rectidão: * 
a terra está cheia da bondade do SENHOR. 

A PALAVRA DO SENHOR criou os céus, * 
o sopro da Sua boca os adornou. 
Foi ELE QUEM juntou as águas do mar * 
e distribuiu pela terra os oceanos. 

A terra inteira tema ao SENHOR, * 
reverenciem-n’O todos os habitantes do mundo, 
porque ELE disse e tudo foi feito, * 
ELE mandou e tudo foi criado.

Quando se perde este respeito (temor), até se brinca com o NOME DE DEUS, invocando-O em vão, o mundo cai na insensatez. Até a natureza, podemos dizer, se torna insensata. A RAINHA DA PAZ diz que também a natureza é um sinal de DEUS para que os homens retornem a DEUS e à Sua misericórdia.

O SENHOR frustrou os planos dos pagãos, * 
fez malograr os projectos dos povos.
O plano do SENHOR permanece eternamente * 
e os desígnios do seu coração por todas as gerações.

Onde está a felicidade? No pecado? Se só traz a tristeza e violência, como pode estar aí? E até dizem que é no pecado (uma doença espiritual) que se é livre. Como pode isso ter a ver com a liberdade? Por acaso a liberdade escolhe o sofrimento e tristeza? Escolhe a frustração do engano? Será a liberdade masoquista?

Feliz a nação que tem o SENHOR por seu DEUS, * 
o povo que ELE escolheu para Sua herança. 

E onde está a felicidade, está a verdadeira liberdade. E o verdadeiro mundo novo. O homem sem DEUS, decaído pelo pecado, é um homem velho. Não pode construir um mundo novo.
Do CÉU o SENHOR contempla * 
e observa todos os homens.
A nossa alma espera o SENHOR: * 
ELE é o nosso amparo e protector.

N’ELE se alegra o nosso coração: * 
em Seu NOME santo pomos a nossa confiança.
Venha sobre nós a Vossa bondade, * 
porque em VÓS esperamos, SENHOR.
(Salmo XXXII, 1.3-13.20-22)

Continuação de um bom DOMINGO, o primeiro dia da semana. Com o DOMINGO, iniciamos a nova semana. Até amanhã, se DEUS quiser!