sábado, 16 de novembro de 2019

04 Quem como DEUS? (57)

TC 32,7 C (Salt.: sem IV)
Sábado da semana 32 do Tempo Comum.

Santa MARIA no Sábado, mf.

Santa Margarida da Escócia, mf.
Santa Gertrudes, virgem, mf.

Santas Gertrudes e Margarida da Escócia

VÉSPERAS I DE DOMINGO

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***   ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «Q» de «Quem como DEUS?».

***   ***  ***

QUEM é DEUS? E quem como DEUS? DEUS é PAI, ensina JESUS, mas também é o CRIADOR, origem de todos os bens. Podemos conhecê-l'O - é GRAÇA d'ELE, mas que só concede a quem O busca -, mas nunca compreender QUEM é DEUS. Agradecemos-LHE os bens ou antes ignoramos isso e fazemos dos bens os nossos - pobres e coitados - deuses?

O poder é um bem, isto é, um dom de DEUS, mas há quem o use mal e para o mal, melhor seria não ter tal dom, porque DEUS será mais rigoroso para quem o recebeu, dom de alta responsabilidade. Não importa se foi por eleição popular ou não, o poder é sempre um dom de DEUS. Por isso, em particular para quem tem o poder na Terra, DEUS tem uma mensagem:

Amai a justiça, vós que governais a Terra, pensai correctamente no SENHOR e procurai-O com simplicidade de coração. Porque ELE deixa-SE encontrar pelos que não O tentam e revela-SE aos que não recusam acreditar n’ELE.
(Sabedoria I, 1-2)

DEUS não é um desconhecido para quem  deseja encontrá-l'O com humildade. E encontrá-l'O é tomar posse de um dom do ESPÍRITO SANTO, o da SABEDORIA, que nada tem a ver com as sabedorias passageiras deste mundo, que permitirá ao crente viver uma vida cheia de sabedoria.

Há quem aponte um dedo a DEUS... O seu orgulho e falta de juízo em querer julgar DEUS, colocando-se - uma criatura! - ao mesmo nível de DEUS, este, nunca O encontrará, porque DEUS, que é VERDADE e JUSTIÇA, afasta-SE da mentira do soberbo. Nem aquele que já decidiu que DEUS não existe - e nem O procurou! -, também este não poderá receber o dom da FÉ. De facto:

Os pensamentos tortuosos afastam de DEUS e o OMNIPOTENTE, posto à prova, confunde os insensatos. A SABEDORIA não entra na alma maliciosa, nem habita num corpo sujeito ao pecado. Porque o ESPÍRITO SAGRADO, nosso educador, distancia-SE da hipocrisia, afasta-SE dos pensamentos insensatos e retira-SE quando chega a iniquidade.
(Sabedoria I, 3-5)

Qual será a razão do ateísmo militante, aquele ateísmo que odeia quem ama a DEUS, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VERBO DE DEUS encarnado? Não será isso mesmo em Sabedoria I, 3-5? Insensatez, malícia, hipocrisia, iniquidade?

DEUS nos ama e nos quer libertar do mal, mas respeita a nossa liberdade:

A SABEDORIA é um espírito amigo dos homens, mas não deixa sem castigo as palavras do blasfemo. Porque DEUS é testemunha dos seus íntimos sentimentos, observa o seu coração segundo a verdade e ouve as suas palavras.
(Sabedoria I, 6)

DEUS vê tudo, nada, do que está no coração humano LHE escapa. Como já foi dito:

ELE deixa-SE encontrar pelos que não O tentam e revela-SE aos que não recusam acreditar n’ELE.

Só a esses, porque DEUS vê tudo.

O ESPÍRITO (CRIADOR) DO SENHOR enche o Universo; ELE, que abrange todas as coisas, sabe tudo o que se diz.
(Sabedoria I, 7)

Abrange tudo que existe ou deixaria de existir.

DEUS criou o homem para ser incorruptível e fê-lo à imagem da Sua própria natureza. Foi pela inveja do Diabo que a morte entrou no mundo, e experimentam-na aqueles que lhe pertencem.
(Sabedoria II, 23)

A Serpente antiga e a sua meia verdade enganou o homem e a mulher, fazendo eles acreditarem que poderiam ser como DEUS. É o pecado original.

Como pode o homem ter acreditado em tal asneira? Por acaso até seremos como deuses, participando da própria vida de DEUS, graças a NOSSO SENHOR, mas acreditar que podemos ser DEUS?! Que asneira! Mas não é o que acontece hoje? Quantas tolices sugere o Diabo e tantos são os que acreditam nelas! E também acreditam que não precisam de DEUS. Nem existir podemos e como precisamos dos bens que de DEUS recebemos!...

A morte que entrou no mundo foi o pecado mortal, a morte da alma humana. DEUS mantinha o corpo humano sem conhecer a corrupção. Pelo pecado original - a alma morta -, o homem passou a conhecer, no corpo, a morte - voltará ao pó donde veio -, a doença, a velhice, a desordem na CRIAÇÃO trazendo desconforto e mal. A Serpente das meias verdades não disse que conhecer o mal ia ser muito desagradável.

Mas DEUS, assumindo a nossa humanidade em JESUS CRISTO, veio em nosso auxílio. Maldito é quem perde  DEUS para sempre e foi o que aconteceu com a Serpente, como está no Livro do Génesis. Essa maldição não se estendeu ao homem e mulher, mas antes a esperança do resgate, a esperança de redenção, a esperança da nova criação, do homem novo, de poder voltar a viver com DEUS e na Sua amizade. Foi isso que JESUS - o AMOR DE DEUS - veio trazer ao mundo, ao assumir a nossa humanidade, para nos justificar, nos livrar da Serpente e da pena eterna. Veio para nos justificar, e isso já é anunciado mesmo antes da Sua vinda:

As almas dos justos estão na mão de DEUS e nenhum tormento os atingirá. Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido; a sua saída deste mundo foi considerada uma desgraça e a sua partida do meio de nós um aniquilamento. Mas eles estão em paz. Aos olhos dos homens eles sofreram um castigo, mas a sua esperança estava cheia de imortalidade. Depois de leve pena, terão grandes benefícios, porque DEUS os pôs à prova e os achou dignos de SI. Experimentou-os como ouro no crisol e aceitou-os como sacrifício de holocausto. No dia do julgamento (juízo pessoal - hora da morte) hão-de resplandecer, correndo como centelhas através da palha.
(Sabedoria III, 1-7)

Aos que vivem só para este mundo, parece-lhes um castigo, uma vida castigada, a vida do justo. Enganados pelas aparências, não vêem como, apesar das provações, os justos vivem em paz e com o segredo dos reis, que é a presença de DEUS na sua vida. Nem vêem que eles é que vivem uma vida castigada, sem paz e à procura de compensações que nunca compensam.

Os que confiam em DEUS compreenderão a verdade e os que LHE são fiéis permanecerão com ELE no amor, pois a graça e a fidelidade são para os Seus santos e a Sua vinda - a de JESUS CRISTO no juízo pessoal e no Juízo Final - será benéfica para os Seus eleitos.
(Sabedoria III, 9)

E mais uma vez DEUS adverte os que têm o poder:

Escutai, ó reis, e procurai compreender; aprendei, governantes de toda a Terra. Prestai atenção, vós que dominais as multidões e vos orgulhais do número dos vossos povos:

Do SENHOR recebestes o poder e do ALTÍSSIMO a soberania; (dom de DEUS)

ELE examinará as vossas obras e sondará as vossas intenções. Sendo ministros do seu reino, não governastes com rectidão, não cumpristes a LEI, nem seguistes a VONTADE DE DEUS. ELE virá sobre vós, terrível e repentino, porque julga severamente os que dominam.

Ao mais pequeno perdoa-se por compaixão, mas os grandes serão examinados com rigor.
(Sabedoria VI, 1-6)

E, à maneira humana, o autor sagrado lembra que DEUS é o SENHOR de todos, e todos são nada diante de DEUS:

O SENHOR de todos não teme ninguém, nem Se impressiona com a grandeza. Ele criou o pequeno e o grande e a sua providência é igual para todos.
(Sabedoria VI, 7)

Mas aos poderosos reserva um exame severo. É a vós, soberanos, que se dirigem as Minhas palavras, a fim de aprenderdes a SABEDORIA e não cairdes em falta. Porque os que santamente tiverem guardado as leis santas serão declarados santos e os que nelas se tiverem instruído encontrarão segura defesa. Procurai ouvir as Minhas palavras desejai-as ardentemente e sereis instruídos.
(Sabedoria VI, 8-11)

A PALAVRA DE DEUS é a nossa instrução e defesa, se A acolhermos.

Continuação de uma boa semana, que já vai terminando neste sábado, o sétimo e último dia da semana, e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: