sábado, 11 de janeiro de 2020

03 Sinais dos Tempos (Está a terminar o Tempo do Natal)

TN 2,7 A (Salt.: sem II)
Sábado do Tempo do Natal.



1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***  ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «S» de «Sinais dos Tempos».

***   ***   ***

O Tempo de Natal está terminar, neste DOMINGO, celebramos o BAPTISMO DO SENHOR, terminando este tempo forte da IGREJA.

O NATAL lembra-nos que ninguém pode chegar ao CÉU (ver DEUS), senão e somente e apenas pelo FILHO DE DEUS, pela PÁSCOA de CRISTO, o CAMINHO. Para isso, ELE SE fez homem, nascendo sobrenaturalmente da SEMPRE VIRGEM MARIA.

Concebido e nascido sobrenaturalemente, isto é, acima das leis da CRIAÇÃO, acima do natural. Tudo, em todas as criaturas, é natural, só DEUS, o CRIADOR, está acima da Sua CRIAÇÃO. Há quem queira proibir DEUS de fazer essas coisas, esses milagres, o que é algo sem pés nem cabeça.

Há uma tradição errada - quem quiser segui-la, que a siga, só fica mal se fôr o cristão a fazer isso -, que é desmontar o PRESÉPIO no chamado Dia dos Reis. Errada, porque o Tempo de Natal não terminou aí. Não sei quem deu origem a essa tradição esquesita, mas as igrejas só os desmontam após terminar o Tempo do Natal, com o BAPTISMO DO SENHOR. As igrejas fazem isso, que é o correcto, e os cristãos igualmente só devem desmontá-los quando terminar esse Tempo do Natal.

Teria pés e cabeça desmontar o PRESÉPIO antes de terminar o Tempo de NATAL? Nem pés nem cabeça!

No espaço público também seguem a tradição errada, que não tem pés nem cabeça, mas até é bom, nos tempos actuais, que assim seja, pois tais iluminações já não são as iluminações cheias de beleza, alegria, vida e paz, como são as do NATAL, mas tristes e vazias. Foram impostas, só não acredito que fosse para agradar a Satanás, pois a imposição seria muito mais perversa do que é, mas que agrada a Satanás, claro que agrada!

De todas as formas, o cristão deve fazer como faz a IGREJA, de modo correcto: só no final do Tempo do Natal desmontamos os presépios e árvores de Natal, e retiramos a Coroa do Advento da porta de entrada da nossa casa, porque o centro do NATAL e a razão da sua existência é JESUS.

Cabe observar que há igrejas - também podemos fazer isso em nossa casa - em que os presépios são permanentes, presentes em todos os dias do ano, noutras igrejas, são mantidos por mais algum tempo significativo ao mistério da ENCARNAÇÃO, embora já fora do Tempo do Natal, mas se é para desmontar o PRESÉPIO com pés (verdade, realidade) e cabeça (lógico), só no final do Tempo do Natal.

Sinais dos Tempos!

Cabe observar que aquela festa popular que se chama de «Dia dos Reis» é coisa secundária, no Tempo do Natal. O principal é o mistério da EPIFANIA. O principal não é a imensa alegria que os Reis Magos tiveram, quando viram o MENINO JESUS ao cólo da MÃE - claro que foi um dia de reis para eles, ganharam a VIDA ETERNA -, mas terem visto NESSE menino o seu DEUS (EPIFANIA = manifestação de DEUS).

«A quantos receberam o SENHOR, aos que crêem em JESUS, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de DEUS. Estes não nasceram de laços de sangue, nem de um impulso da carne, nem da vontade de um homem, mas sim de DEUS. A DEUS jamais alguém O viu. O FILHO Unigénito, que é DEUS e está no seio do PAI, foi ELE QUEM O deu a conhecer.» (João I, 12-13.18). Continuação de um bom Tempo de Natal, fazendo memória de nascimento sobrenatural do FILHO DE DEUS e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: