TQ 2,5 A (Salt.: sem II)
Quinta-Feira da semana 2 do Tempo da Quaresma.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog», letra M, «Mensagens de DEUS para o nosso bem».
*** *** ***
JESUS chamou a Satanás de pai da mentira e disse ser homicida desde o princípio. Quando DEUS o criou, criou-o como a Sua criatura mais elevada e chamava-se Lúcifer, portador da LUZ, portador de DEUS. Mas o orgulho dominou a sua inteligência. Perdendo DEUS, passou-se a chamar de Satanás ou Satan.
Satanás opõe-se aos desígnios de DEUS sobre o mundo, que são desígnios de salvação. Ele, enquanto DEUS o permitir, na provação de fé ao homem, é o dominador deste mundo. JESUS o chama de príncipe deste mundo, sem mencionar regimes e sistemas políticos. Ele, para dominar, não depende de sistemas nem de regimes políticos.
Ele é o pai da mentira e uma forma de ele mentir é dizer meias verdades para fazer uma mistura de alhos com bugalhos e assim parecer que sim, que ele tem razão naquilo que inspira aos que estão sob o seu influxo. JESUS advertiu, dizer «sim», quando é «sim»; dizer «não», quando é não, isto é, a verdade é simples, não precisa de explicações complexas para misturar alhos com bugalhos. Como disse JESUS, tudo que não é assim, vem do Maligno ou Diabo, os outros nomes de Satanás. Também é a antiga Serpente.
Vejamos como ele mente na passagem que fala do pecado original. Saber dos seus métodos, é muito útil para nós, e é a PALAVRA DE DEUS a nos ensinar:
O Senhor DEUS formou o homem do pó da terra, insuflou em suas narinas um sopro de vida, e o homem tornou-se um ser vivo. Depois, o Senhor DEUS plantou um jardim no Éden, a oriente, e nele colocou o homem que tinha formado. Fez nascer na terra toda a espécie de árvores, de frutos agradáveis à vista e bons para comer, entre as quais a árvore da vida, no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal.
O homem, originalmente, gozava da imortalidade acidental, DEUS mantinha o corpo humano incorruptível. Isso é simbolizado na árvore da vida, no centro do jardim. Podia comer desse fruto.
JESUS vai dizer ser ELE a VIDA (ETERNA) do homem novo, nova criação, onde a imortalidade do corpo humano ressuscitado não será mais uma imortalidade acidental, mas substancial.
A misteriosa árvore do bem e do mal..., o que seria para Adão e Eva o bem e o mal, se só conheciam o bem? Se só conheciam o bem, não há como classificar o bem de bem e... E o quê, se só conheciam o bem?
DEUS deu apenas um mandamento, só um, representado pela árvore do conhecimento do bem e do mal. Eva confirmará esse único mandamento - como já leremos adiante -, dizendo à Serpente que DEUS só proibiu de tocar nessa árvore (DEUS avisou-nos: "Não podeis comer dele nem tocar-lhe, senão morrereis"» (Eva)). O primeiro mal a conhecer será a morte: «morrereis»
Tudo que DEUS criou é bom, é um bem, o mal, na realidade, não existe, o que existe é uma desordem nos bens causado pelo pecado, pelo mau uso da liberdade humana.
Por exemplo, uma laranja é um bem, mas, apesar de ser um bem, pode fazer o mal, porque a desordem do pecado original está presente nela. Quando tomo um café, agradeço a DEUS por esse bem e peço que o joio do Inimigo não esteja presente nele, para só receber os benefícios desse bem que DEUS me dá. Quanto mais agradecermos a DEUS - ao invés de pensar que o bem veio do acaso ou que veio do próprio bem, coisas gravemente ofensivas à razão humana -, mais felizes e realizados seremos e mais bens receberemos, com muita generosidade, do CRIADOR. Não pratiquemos a injustiça da ingratidão, não sejamos ingratos! A natureza não veio do acaso ou de ela mesma, a causa de um efeito existir não pode estar no efeito. Como o não existir pode causar o existir? Não ofendamos a razão humana. Se reconhecemos que podemos ter conhecimentos, ainda por cima, conhecimentos científicos, como podemos acreditar em coisas irracionais como o acaso?
DEUS deu o dom da liberdade ao homem, criatura inteligente e com vontade própria, para participar da Sua FELICIDADE sem medidas, mas quer que isso seja uma livre decisão do homem por ELE. Tem o homem este tempo terrestre para tomar a sua livre decisão.
Que significa então a ciência, isto é, o conhecimento do bem e do mal, isto é, comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal? Significa fazer mau uso da liberdade e causar a desordem no paraíso terrestre que DEUS criou para o homem. Como já mencionei, o mal não existe, o que passou a existir foi a desordem na CRIAÇÃO, e isso traz o sofrimento (a cruz).
Numa orquestra, se algum músico desobedecer à orientação do maestro, sairá uma desafinação sonora, algo que, em vez de causar agrado e beleza sonora, causa desafinação e desagrado; traz sofrimento!
Na desobediência a este único Mandamento, o homem perdeu o dom de poder comer da árvore da vida, isto é, passou a conhecer a morte e os outros males que o levarão à morte física: a doença, a velhice, a necessidade de se esforçar para obter os bens, etc. Entrou a cruz. E será na CRUZ (maiúscula) que JESUS redimirá a humanidade.
O mundo fala do sofrimento como o mal do mundo. Será, ou não será antes aquilo que trouxe e traz o sofrimento?
O verdadeiro mal do mundo é o sofrimento? Não. E NOSSA SENHORA em Fátima veio lembrar isso mesmo, quando pediu a três crianças, se queriam sofrer pelos pecadores. Não iria pedir um mal... O mal real é aquilo que trouxe, e continua a trazer, o sofrimento ao mundo, o pecado.
O covid19, por exemplo, está presente na CRIAÇÃO por causa dos pecados do mundo. A Ciência que DEUS nos deu não pode explicar porque apareceu o covid19. Só pode observar, testar, reflectir sobre a manifestação do covid19, o fenómeno e, daí, tirar conclusões. A causas são segundas, não, a primeira. Por exemplo, o viciado de álcool - fruto de um pecado, de uma doença (desordem) espiritual - acaba por trazer doenças físicas e psicológicas para essa pessoa, não é verdade? Directa ou indirectamente, está o pecado como causa dos males físicos e psicológicos humanos. Mas a desordem do pecado também afecta a natureza, toda a CRIAÇÃO.
Todo o mal que existe no mundo, espiritual, psicológico, físico, tem como causa o pecado. O próprio pecado leva a outros pecados, este é o vírus mais mortal de todos, destrói o homem e a mulher. Novos pecados, novas doenças. É isso que diz a PALAVRA DE DEUS aqui e em diversas outras passagens da Bíblia. E vamos observando que sim. Por exemplo, a AIDS (SIDA), só para citar mais este exemplo.
Mas vamos lá ver como o Mentiroso tenta para enganar o homem. Ele aparece como uma serpente no Livro do Génesis e o Livro do Apocalipse volta a associar Satanás a essa Serpente antiga, chamando-a também de Dragão, mais um nome. Só recordar essa passagem:
O Dragão batalhou juntamente com os seus anjos (os demónios) - contra Miguel e os seus anjos (fiéis ao SENHOR) -, mas foi derrotado, e no CÉU não houve mais lugares para eles. Esse grande Dragão é a antiga Serpente, é o chamado Diabo ou Satanás. É ele que seduz todos os habitantes da Terra.
(Apocalipse, XII, 8-9ab)
Notemos o que esta passagem das ESCRITURAS diz do príncipe deste mundo:
É ele que seduz todos os habitantes da Terra.
Vamos lá ver como ele faz a sedução.
A serpente era o mais astucioso de todos os animais dos campos que o Senhor DEUS tinha feito. Ela disse à mulher:
«É verdade que DEUS vos disse: "Não podeis comer o fruto de nenhuma árvore do jardim?"».
A mulher respondeu: «Podemos comer o fruto das árvores do jardim; mas, quanto ao fruto da árvore que está no meio do jardim, DEUS avisou-nos: "Não podeis comer dele nem tocar-lhe, senão morrereis"».
Vejamos o método do mentiroso. Começa por dizer o que DEUS não disse. Satanás sabe que DEUS só deu um mandamento, representado por não comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, mas vai logo dizendo. "Não podeis comer o fruto de nenhuma árvore do jardim?".
DEUS não falou de nenhuma, mas só do fruto da árvore da ciência do bem e do mal. Esta é a sua primeira mentira.
O que é comer do fruto dessa árvore? É ir na conversa fiada do Mentiroso. Eva foi. Nunca se deve conversar com o Diabo e Eva conversou.
Depois de sugerir dizer o que DEUS não disse, chega ao cúmulo de dizer que DEUS mentiu. DEUS pode tudo, nada é impossível a DEUS, salvo aquilo que nega o que DEUS é, por exemplo, mentir. DEUS é a VERDADE, a VERDADE eterna.
A serpente replicou à mulher: «De maneira nenhuma! Não morrereis. Mas DEUS sabe que, no dia em que o comerdes, abrir-se-ão os vossos olhos e sereis como deuses, ficando a conhecer o bem e o mal».
Vejamos o que o Mentiroso diz: «De maneira nenhuma! Não morrereis.» O que DEUS disse? Que morreriam. DEUS mentiu?! O Mentiroso chega ao descaramento de dizer que DEUS mentiu. Quem está a mentir é ele («não morrereis»), com todo esse descaramento.
Depois acrescenta logo de seguida outra mentira: desobedecendo a DEUS, tornar-se-iam deuses. Tanto mal tem acontecido no mundo, causado por tiranos que se julgam deuses! E mais uma mentira agora através de uma meia-verdade: «(DEUS sabe que, no dia em que o comerdes, abrir-se-ão os vossos olhos e sereis como deuses,) ficando a conhecer o bem e o mal».
É verdade, Eva passará a conhecer o mal, mas não diz que o conhecimento do mal vai ser muito desagradável, trazendo a desordem (morte, doenças, envelhecimento, violência, etc). Devemos ter cuidado com as meias-verdades...
Até aqui, o pai da mentira procura enganar o homem na razão, criar uma ilusão, isto é, um engano da inteligência:
- Dizer o que DEUS não disse: não poder comer fruto de nenhuma árvore. O que DEUS disse foi de não poder comer o fruto da árvore da ciência do bem e do mal apenas;
- Dizer que DEUS mentiu, haja descaramento, que mentira tão descarada! DEUS disse que morreriam e ele diz que não, que não morreriam, o oposto do que DEUS disse;
- Mentir: seríamos deuses ao desobedecer a DEUS; e
- Mentir com meia verdade. Não diz que conhecer o bem e o mal será muito desagradável, trará o mal, o sofrimento e a morte.
Mas a tentação não se limita a criar uma ilusão (um engano na inteligência do tentado). Também cria uma alucinação, uma miragem nos sentidos humanos, para que algo de mau nos pareça bom. Ele tem esse poder para enganar, a tentação é sempre uma mentira. Eis a alucinação de Eva:
A mulher viu então que o fruto da árvore era bom para comer e agradável à vista, e precioso para esclarecer a inteligência.
O que ela viu é um engano causado pelo Tentador nos seus sentidos: bom para comer (mentira!), agradável à vista (mentira!), precioso para esclarecer a inteligência (orgulho!)
Colheu o fruto da árvore e comeu; depois deu-o ao marido, que comeu juntamente com ela. Abriram-se então os seus olhos e compreenderam que estavam despidos (passaram a conhecer a desordem na ordem). Por isso, entrelaçaram folhas de figueira e cingiram os rins com elas.
(Génesis II, 7-9; III, 1-7)
«De todos VOS compadeceis, SENHOR, e amais tudo o que fizestes; perdoais aos pecadores arrependidos, porque sois o SENHOR nosso DEUS» (cf. Sabedoria, XI, 24-25.27) Tempo da Quaresma é tempo de quarentena interior para curar o homem interior em nós e (re)nascer o homem novo (PÁSCOA). Apesar do mundo andar à deriva por ter rejeitado a sua fé no SENHOR, ELE está sempre connosco, com os que crêem no SENHOR. Uma boa quinta-feira, o quinto dia da semana, e até amanhã, se DEUS quiser!