domingo, 22 de março de 2020

09 Mensagens de DEUS para o nosso bem (Ezequiel XVIII, 26-28 (É na hora da morte que tudo fica decidido))

TQ 4,1 A (Salt.: sem IV)
4º DOMINGO DO TEMPO DA QUARESMA.

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***   ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog», letra M, «Mensagens de DEUS para o nosso bem».

***   ***   ***

«Quando o justo se afastar da justiça, praticar o mal e vier a morrer, morrerá por causa do mal cometido. Quando o pecador se afastar do mal que tiver realizado, praticar o direito e a justiça, salvará a sua vida. Se abrir os olhos e renunciar às faltas que tiver cometido, certamente viverá e não morrerá».
(Ezequiel XVIII, 26-28)

O justo deve manter-se na humildade, aberto à GRAÇA, para não se perder, porque será na hora morte que se decidirá a sorte de cada um de nós. O pecador, enquanto neste mundo, terá sempre a oportunidade de mudar o rumo da sua vida e se salvar. É isso que nos diz a PALAVRA DE DEUS pelo profeta Ezequiel.

Notemos o que DEUS, pelo profeta, diz sobre o pecador:

«Se abrir os olhos e renunciar às faltas que tiver cometido...»

Porque de facto, o pecador vive em grande engano enquanto não abrir os olhos à GRAÇA para ver.

O pecador, vivendo neste mundo, terá sempre a oportunidade de mudar de rumo; o justo, este deverá ser humilde, para tomar consciência que, enquanto neste mundo, está em perigo, precisando constantemente de pedir a proteção de DEUS, pedir sempre a ajuda da MÃE DE DEUS.

Não se julgue, o justo, só porque vive na GRAÇA de DEUS, que é melhor que quem se afastou de DEUS. Julgar-se melhor que os outros, já é estar no caminho da mentira e a julgar os outros. JESUS alertou para não se fazer isso:

Na parábola do pai misericordioso, mais conhecida por parábola do filho pródigo, quem se tornou justo foi o filho que retornou a CASA, enquanto o filho mais velho vivia no engano de pensar ser justo - já não era -, quando era apenas um interesseiro dos bens do pai, com o coração nos bens e nos amigos, mas longe do pai.

Na parábola do fariseu e publicano, novamente, foi o pecador, o publicano, que foi justificado, enquanto o fariseu, julgando-se justo, mantinha-se na mentira de se julgar justo.

JESUS conta estas parábolas, e, antes de vir ao mundo, inspirou Ezequiel a falar sobre o justo e o pecador, porque havia quem falava de DEUS, mas o coração estava longe de DEUS. Julgava-se, só porque falava de DEUS (julgava-se!), melhor que os outros. É a insensatez de julgar os outros:

Se eu me julgo melhor que os outros, estou a julgar os outros, apontando o dedo para mim, e nem vejo isso!

DEUS quer salvar todos e, por isso, adverte o justo para ser humilde e convida o pecador a encontrar a verdadeira alegria e paz, que é viver na GRAÇA de DEUS, via da salvação.

«De todos VOS compadeceis, SENHOR, e amais tudo o que fizestes; perdoais aos pecadores arrependidos, porque sois o SENHOR nosso DEUS» (cf. Sabedoria, XI, 24-25.27) Tempo da Quaresma é tempo de quarentena interior para curar o homem interior em nós e (re)nascer o homem novo (PÁSCOA). Continuação de um bom DOMINGO, o primeiro dia da semana, e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: