TQ 4,3 A (Salt.: sem IV)
Terça-Feira da semana 4 do Tempo da Quaresma.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog», letra M, «Mensagens de DEUS para o nosso bem».
*** *** ***
JESUS ensina-nos como procedermos diante das tentações. ELE permitiu sofrer três tentações básicas: a do materialismo, a de abusar da bondade de DEUS fazendo asneiras e a da idolatria. Toda a tentação é uma mentira.
JESUS foi conduzido pelo ESPÍRITO ao deserto, a fim de ser tentado pelo Diabo. Jejuou quarenta dias e quarenta noites.
Aqui temos uma quarentena, quarenta dias no deserto. Lugar do silêncio e da provação de fé. Vencendo as tentações, pois o Tentador não dorme e faz de tudo para nos desanimar e afastar de DEUS, faz de tudo para perdermos a fé no SENHOR... Vencendo, saímos mais fortalecidos na fé.
Jejuou quarenta dias e quarenta noites e por fim, teve fome. O Tentador aproximou-se e disse-LHE:
«Se és FILHO DE DEUS, diz a estas pedras que se transformem em pães».
JESUS respondeu-lhe:
«Está escrito: "Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de DEUS"».
É natural a fome do corpo, as necessidades materiais, uma vez que o corpo é material, não é espiritual como a alma humana. O corpo será espiritual(izado) no Juízo Final, na ressurreição do corpos. Não há mal nos bens materiais, desde que os coloquemos no devido lugar e não façamos deles o nosso deus, a nossa confiança, como acontece no materialismo, que se empenha somente em adquirir - se pudesse, até com milagres -, bens materiais, bens que vão passar.
O materialismo é o pecado mais comum dos tempos actuais. Basta ligar a televisão e ouvir o que se fala, quais as preocupações dominantes, um mundo que já não conta com DEUS, conta apenas com as suas próprias forças, que já nem pensa, procura mesmo não pensar, na vida que virá depois desta. É a alienação, bem visível no que se ouve, no que se escreve, no que se diz. Tudo é racionado em função do materialismo. Diante da morte de alguém, usa-se a palavra «infelizmente», porque já está decretado que tudo acabou. Infeliz morte, só aquela em que perdeu DEUS.
Há bens mais importantes e superiores, os sobrenaturais, que vêm da oração, de procurar viver com DEUS no coração, imitando a vida humana do SENHOR, sempre em comunhão com o PAI, no ESPÍRITO:
"Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de DEUS".
JESUS responde com a PALAVRA DE DEUS ao Tentador. Nós não devemos conversar com ele, mas recorrendo à PALAVRA DE DEUS, não nos deixaremos enganar pelo Enganador.
JESUS lembra que o homem tem uma dimensão superior, deve alimentar a sua alma com a PALAVRA DE DEUS, com o alimento espiritual. E para falar a verdade, nada, nem o pão material existe sem a PALAVRA CRIADORA de DEUS, PALAVRA que SE encarnou em JESUS CRISTO.
Mas o Diabo, atenção, não desiste ao primeiro fracasso, lembra-nos JESUS:
Então o Diabo conduziu-O à cidade santa, levou-O ao pináculo do Templo e disse-LHE:
«Se és FILHO DE DEUS, lança-TE daqui abaixo, pois está escrito: "DEUS mandará aos Seus Anjos que TE recebam nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra"».
Respondeu-lhe JESUS:
«Também está escrito: "Não tentarás o SENHOR teu DEUS"».
Aqui, muita atenção, o Tentador chega a usar a própria PALAVRA DE DEUS para deturpar tudo, porque introduz algo que não está na PALAVRA: "lança-TE daqui abaixo". Isso já não é PALAVRA DE DEUS. Veja lá, se encontra isso no salmo citado pelo Tentador:
DEUS mandará aos seus Anjos que te guardem em todos os teus caminhos. Na palma das mãos te levarão, para que não tropeces em alguma pedra.
(Salmo CX, 11-12)
Alguma coisa a dizer-nos para nos lançarmos de um precipício abaixo, porque DEUS intervirá?
Não está escrito:
Lança-TE daqui abaixo porque DEUS mandará aos seus Anjos que te guardem em todos os teus caminhos. Na palma das mãos te levarão, para que não tropeces em alguma pedra.
É a famosa mistura de alhos com bugalhos para confundir. E ele sugere fazer a loucura para provar ser o FILHO DE DEUS. O que é que temos que provar ao Diabo? Ele sabe muito bem que DEUS protege os Seus filhos. Muitas vezes, o Diabo tenta-nos deste modo através de alguém sob o seu influxo: "Prova lá que acreditas em DEUS! Prova lá que DEUS não te deixará acontecer nenhum mal! Etc."
Só temos uma resposta a dar, não a ele - não se deve conversar com ele, foi assim que Eva foi enganada e levou ao engano a Adão -, mas a nós mesmos, diante do SENHOR:
"Não tentarás o SENHOR teu DEUS".
Nós provamos a nossa fé no SENHOR, como Seus filhos adoptivos, com a vida, o testemunho, e não abusando da proteção do SENHOR, pondo-O em tentação.
Mas o Tentador não desiste:
De novo o Diabo O levou consigo a um monte muito alto, mostrou-Lhe todos os reinos do mundo e a sua glória e disse-LHE:
«Tudo isto TE darei, se, prostrado, me adorares».
Respondeu-lhe JESUS:
«Vai-te, Satanás, porque está escrito: "Adorarás o SENHOR teu DEUS e só a ELE prestarás culto"».
«Vai-te, Satanás, porque está escrito: "Adorarás o SENHOR teu DEUS e só a ELE prestarás culto"».
Esses reinos e glórias que o Diabo apresenta a JESUS, não passam de vaidades passageiras a troco da perdição eterna... Tudo o que o Diabo oferece, é mentira e os seus "favores" são sempre em troca de perder o verdadeiro bem, que é DEUS. Não vale a pena vender a alma ao Diabo, é loucura das loucuras.
É verdade que o príncipe deste mundo tem o domínio sobre ele, mas só enquanto DEUS o permitir. Esta é a tentação mais diabólica que existe, porque não é fazer das coisas um deus, mas o próprio Maligno.
No materialismo, vive-se como se DEUS não existisse, cuida-se do corpo em exagero e não se cuida da saúde da alma, muito mais importante. Nas loucuras, pensa-se que DEUS tem que livrar das nossas asneiras. Não precisamos de provar nada a ninguém, mas viver a vida cristã na fidelidade ao SENHOR, isso falará por nós. Mas a tentação mesmo diabólica é a de vender a alma ao Diabo em troca de favores. A troco de quê? De perder DEUS e ganhar uma ilusão passageira. Loucura das loucuras.
Não existe nada de sagrado em Satanás, até o que existe é o oposto, nem existe uma religião satânica, porque Satanás não é um deus, mas uma criatura. A Religião é a relação que a criatura deve ter com o seu CRIADOR, com DEUS. Sabemos que o homem é capaz de uma idéia deformada e até perversa sobre DEUS, mas é uma relação da criatura com o CRIADOR, seja a nível pessoal, seja a nível público. Com JESUS, temos a revelação do verdadeiro DEUS, JESUS - a humanidade assumida - é a verdadeira FACE DE DEUS, que o povo da Antiga Aliança, durante séculos, pedia e até dizia:
SENHOR, revelai a Vossa FACE e seremos salvos. (SAGRADA ESCRITURA)
De facto, JESUS é o SALVADOR, o ROSTO HUMANO de DEUS.
Então o Diabo deixou-O, e aproximaram-se os Anjos e serviram-n'O.
(Mateus IV, 1-11)
Sempre que vencemos as tentações, vêm as consolações de DEUS.
«De todos VOS compadeceis, SENHOR, e amais tudo o que fizestes; perdoais aos pecadores arrependidos, porque sois o SENHOR nosso DEUS» (cf. Sabedoria, XI, 24-25.27) Tempo da Quaresma é tempo de quarentena interior para curar o homem interior em nós e (re)nascer o homem novo (PÁSCOA). Continuação de uma boa semana, que já vai no terceiro dia, terça-feira, e até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário