TC 13,1 A (Salt.: sem I)
13º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
São Irineu, Bispo e mártir, mo.
Hoje, à tarde, Vésperas I de São Pedro e São Paulo
![]() |
Da escultura Melancoly |
O coração e a vida do homem sem DEUS e do cristão sem DOMINGO é bem representado nesta escultura - Melancoly - que transformei como se fosse pintura a óleo.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «U» de «Um Santo DOMINGO!».
*** *** ***
O homem sem DEUS não tem nada no seu coração, só vazio. Procura embriagar-se com coisas, mas estas não lhe preenchem o vazio, que vem de viver como se DEUS não existisse. É o tempo do vazio.
O mundo gosta de estatísticas e clama que, por exemplo, pelos números, Portugal não é mais um país cristão (católico). Claro que discordo, não, dos números, mas da afirmação. Mas se fosse verdade, seria vergonhoso, teria abandonado as suas raízes e já não poderia cantar o hino nacional.
Mas discordo, mesmo nos números: os cristãos (católicos) desde de D. Afonso Henriques até hoje são, na maioria, cristãos. O facto de muitos deles não viverem mais neste mundo, não significa de não há memória de que, na pátria temporária, não tenham sido portugueses:
- Santa Isabel de Portugal, rogai por nós!
- Santo António, rogai por nós!
Quanto a Santo António, não precisa de dizer de quê - assim como a prima da VIRGEM MARIA é Santa Isabel, sem precisar de dizer de quê -, só ao nome dos outros santos chamados «António» se acrescenta algo para sabermos de quem se trata. Mas Santo António é português, ou deixou de ser só porque agora vive na pátria definitiva, o CÉU?
A maioria dos portugueses e os maiores deles são cristãos (católicos).
E hoje? Só olhando para o Portugal de hoje, o que vemos nos tais números? Temos que também acreditar nesses números, pois sabemos como eles costumam muitas vezes serem manipulados ou falsificados. Hoje, como já NOSSA SENHORA em Fátima havia dito que aconteceria, não só em Portugal, mas também no mundo que recebeu o dom do cristianismo - onde se encontra a salvação, pois, sem a fé em JESUS CRISTO, ninguém se salva -, iria apostatar, sobraria apenas um «resto de Israel». E o que é que indica isso, de apostatar os seus valores e raízes? Indica que na democracia não é o povo quem mais ordena, entre outras coisas.
Mas Portugal continua e será sempre, se DEUS quiser, um país cristão (católico), a sua maior grandeza. O povo há-de voltar e há-de chegar o tempo em que o mundo inteiro se converterá a JESUS CRISTO, não, por imposição tirânica, mas por livre aceitação.
Também, se formos à história, veremos que o POVO DE DEUS da Antiga Aliança teve tempos em que só um resto de Israel seguia a sua fé no DEUS único que SE revelou aos homens. Pelas estatísticas, a maioria seguia os costumes pagãos (e cruéis) dos vizinhos, algumas vezes foram deportados como castigo (purificador) de DEUS, mas não deixaram de ser, por causa disso, o POVO DE DEUS da Antiga Aliança, só porque a maioria seguia os costumes pagãos. E depois, retornavam a DEUS, à alegria e salvação que só DEUS pode dar.
No POVO da Antiga Aliança até existia e existe a sinagoga de Satanás, como se Satanás fosse um deus, quando não passa de uma criatura, a mais infeliz de todas.
Religião, é o dever mais importante e necessário de todos da criatura para com o seu criador: DEUS. Não existe religião de criatura com criatura. Não existe religião satânica, o que existe são pessoas profundamente doentes a precisar de uma grande e especial misericórdia de DEUS.
Religião é dever de todo homem e mulher, mas, com JESUS, o cristão sabe com deve exercer esse DEVER:
«Os verdadeiros adoradores do PAI devem ser em espírito e verdade, pois DEUS é ESPÍRITO» (JESUS)
Devem pois deixar-se guiar pelo ESPÍRITO SANTO, no seu dever mais importante e necessário de todos, o da Religião.
Em Portugal, temos um resto de Israel, mas não deixou de ser o que é, um país cristão católico. Se ainda é um dos países mais pacíficos do mundo, se deve a isso mesmo. Ainda tem o lucro do cristianismo.
Tudo isso que se passa em Portugal e no mundo inteiro é para GLÓRIA DE DEUS: não vai acrescentar nada a DEUS (acrescentar o quê?), mas trará a salvação de JESUS para o mundo inteiro. Hoje, no mundo inteiro, há um resto de Israel, martirizado e perseguido, amanhã, o mundo inteiro se converterá a JESUS CRISTO, não, por imposição tirânica, mas por livre aceitação. Porque é bom, porque só JESUS CRISTO preenche o vazio e solidão humanas.
«Vinde a MIM, todos os que estais cansados e oprimidos, que EU hei-de aliviar-vos.»
(Mateus XI, 28)
Este mundo, por causa do pecado, não é mais o paraíso original, mas, mesmo que fosse, não seria nada ao pé do verdadeiro paraíso, o CÉU. Há um jugo, causado pelo pecado, sem querer saber quem merece e quem não merece. Mas com JESUS, com o que ELE nos pede (o Seu jugo), tudo fica outra coisa:
«O Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve.»
(Mateus XI, 30)
A verdadeira solidão - muita gente não tomou consciência disso -, é viver sem DEUS. E para o cristão apóstata, é ter abandonado o DIA DO SENHOR ou vivê-lo à maneira de uma certa heresia onde, como acusou São João Paulo II por escrito, não se celebra o DIA DO SENHOR, mas uma falsificação litúrgica com sacrilégios, DEUS colocado de lado e o homem endeusado como um ídolo.
JESUS dá sentido à vida:
«Vinde a MIM, todos os que estais cansados e oprimidos, que EU hei-de aliviar-vos.»
Todos de todas as idades e em todas as situações da vida. JESUS veio para todos que queiram se aproximar d'ELE. A GRAÇA é d'ELE, mas a decisão é nossa.
JESUS chorou sobre Jerusalém por não ter reconhecido QUEM lhe poderia dar a paz. E, por causa disso, dessa rejeição, Jerusalém não terá a paz até reconhecer ser ELE o SALVADOR. Isso se aplica hoje ao mundo inteiro, que chegou a conhecer QUEM poderia dar a paz e a salvação ao mundo e foi rejeitado. Mas a porta da misericórdia está sempre aberta.
«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS) Um bom DOMINGO, o primeiro dia da semana, uma boa semana e até amanhã, se DEUS quiser!