sábado, 5 de setembro de 2020

03 Um Santo DOMINGO! (Mais do que um preceito, uma alegria)

 TC 22,7 A (Salt.: sem II)
Sábado da semana 22 do Tempo Comum.

Santa Maria no Sábado, mf.

Santa Teresa de Calcutá, Virgem, mf.




Dia da Caridade.

Hoje à tarde, Vésperas I de Domingo.

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

***  ***  ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «U» de «Um Santo DOMINGO!».

***  ***  ***

No calendário litúrgico, já nos encontramos no DOMINGO, dando início à 23ª semana do Tempo Comum. Por isso, na obrigação de todo baptizado ir à Missa - obrigação, mas que se deve cumprir com amor, porque amamos DEUS e precisamos d'ELE para nos curar, iluminar e fortalecer -, as eucaristas de sábado à tarde já são as do DOMINGO.

Sobre a obrigação da missa de preceito, como são as missas dominicais, todo o baptizado deveria saber porque a IGREJA determinou ser obrigatório: é o dever religioso de adorar DEUS em comunhão com todos, como POVO DE DEUS, no dia da semana central, o DOMINGO, DIA DO SENHOR, dia em que JESUS RESSUSCITOU.

Cristão estranho seria aquele que não sentisse necessidade e alegria de festejar com todos os irmãos no CORPO MÍSTICO, o dia em que o SENHOR RESSUSCITOU...

Assim canta o refrão:

«Iremos com alegria para a CASA DO SENHOR.
Iremos com alegria para a CASA DO SENHOR.»

O refrão se vai repetindo enquanto se canta nas estrofes o Salmo CXXI:

Alegrei-me quando me disseram:
   vamos para a CASA DO SENHOR!
Detiveram-se os nossos passos
   às tuas portas, Jerusalém.

Para lá sobem as tribos, as tribos do SENHOR,
   segundo o costume de Israel, †
   para celebrar o Nome do SENHOR;
ali estão os tribunais da justiça,
   os tribunais da casa de David.
  
Etc.

Estranho seria um cristão cumprir com o seu dever moral de Religião sem alegria, apenas por obrigação. Haverá lugar melhor para ir, ao de sair de casa, do que ir para a CASA DO SENHOR, se estiver ao nosso alcance?

E haverá lugar mais seguro de que a CASA DE DEUS?

Porque DEUS está em toda a parte, dando existência a todas as coisas, mas não está do mesmo modo como está nos lugares consagrados a ELE e nos corações consagrados a ELE vivendo na Sua GRAÇA.

Se eu tivesse medo de ir à igreja - admitamos este absurdo dos absurdo! - então teria que ter muito mais medo de estar em qualquer outro lugar: casa, rua, praia, montanha, etc.

O SENHOR é minha luz e salvação:
   a quem hei-de temer?
O SENHOR é protector da minha vida:
   de quem hei-de ter medo?
   
Se um exército me vier cercar,
   o meu coração não temerá.
Se contra mim travarem batalha,
   mesmo assim terei confiança.

Uma coisa peço ao SENHOR, por ela anseio:
   habitar na CASA DO SENHOR todos os dias da minha vida,
para gozar da suavidade do SENHOR
   e visitar o Seu santuário.

No dia da desgraça,
   ELE me esconderá na sua tenda,
ocultar-me-á no recôndito do Seu santuário,
   elevar-me-á sobre um rochedo. 
(Salmo XXVI, 1.3-5)

Que bom! E o salmista canta com experiência de vida, ou não cantaria isso, que o ESPÍRITO SANTO lhe inspirou.

Corramos para o melhor de todos os lugares do mundo, os lugares consagrados a DEUS. Lugares de cura, bênção, e, eis o mais importante de tudo, quando estamos na GRAÇA: do encontro, pela COMUNHÃO, com JESUS. Existe coisa mais importante do que esta - para nós, para os filhos, os netos, pais, avós, tios, etc -, quando está ao nosso alcance?

Embora não seja pecado, São Francisco de Assis, sabendo do valor da EUCARISTIA, considerava pecado grave poder ir à Missa, mesmo não sendo de preceito, e não ir. Claro que só é pecado grave não ir à Missa de preceito (não havendo razão válida para não ir), mas mostra como São Francisco de Assis pensava em relação a isso: a coisa mais importante de cada dia, quando está ao nosso alcance: ir à igreja visitar o SENHOR e, se possível, à Missa.

Uma coisa peço ao SENHOR, por ela anseio: habitar na CASA DO SENHOR todos os dias da minha vida, para gozar da suavidade do SENHOR e visitar o Seu santuário.

«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS) Um Santo DOMINGO, nova semana, e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: