domingo, 6 de setembro de 2020

04 Sinais dos Tempos (O dever de avisar)

 TC 23,1 A (Salt.: sem III)
23º DOMINGO DO TEMPO COMUM.


Há muito mal no mundo e, daí, muito sofrimento, porque não se acolheu o REINO DE DEUS. Mas, por maior que tenha sido o sofrimento de vítimas da injustiça e perseguição, diante da VISÃO BEATÍFICA DE DEUS, a felicidade será sem medidas, de tal modo que o que passou é como se nunca tivesse existido. É o que JESUS nos diz nessa imagem e o que a Matemática também mostra nela.

Existe um pequeno erro. Onde está «nuca», qualquer um entenderá como «nunca».

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***  ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «S» de «Sinais dos Tempos».

***   ***   ***

Nas leituras de hoje - vigésimo terceiro DOMINGO do Tempo Comum, ano A (TC 23,1 A) -, a primeira leitura é uma conversa de DEUS com o profeta Ezequiel:

Eis o que diz o SENHOR:

«Filho do homem, coloquei-te como sentinela na casa de Israel. Quando ouvires a palavra da Minha boca, deves avisá-los da Minha parte.

Sempre que EU disser ao ímpio: "Ímpio, hás-de morrer", e tu não falares ao ímpio para o afastar do seu caminho, o ímpio morrerá por causa da sua iniquidade, mas EU pedir-te-ei contas da sua morte.

Se tu, porém, avisares o ímpio, para que se converta do seu caminho,
e ele não se converter, morrerá nos seus pecados, mas tu salvarás a tua vida».
(Ezequiel XXXIII, 7-9)

Este é apenas um pequeno trecho do assunto «sentinela de Israel». Israel é figura do POVO DE DEUS da NOVA E ETERNA ALIANÇA, figura da IGREJA. Ezequiel era sacerdote da Antiga Aliança. Os sentinelas são todos os membros da IGREJA, mas sobretudo os pastores da IGREJA.

E quem é o ímpio?

«Sempre que EU disser ao ímpio: "Ímpio, hás-de morrer"...»

É qualquer homem ou mulher, é qualquer pecador que está no mau caminho, seja membro da IGREJA ou não, porque a salvação de JESUS CRISTO é para todos, não exclui ninguém.

A IGREJA, isto é, os membros da IGREJA, têm cumprido bem com esta sua missão? Que, na verdade, é dever de todo homem e mulher, chamar a atenção, com caridade, a quem está no erro.

Não há nada de perfeito, neste mundo, mas quero crer que sim, muitas vezes, diante de um mundo agressivo, quando a IGREJA adverte sobre o caminho da destruição que o mundo tomou, tem correspondido a esse dever de avisar.

Porque DEUS adverte? Porque deseja que a IGREJA, com prudência e caridade, advirta? Porque DEUS deseja a salvação de todo homem e mulher, de todos

- JESUS reparou os pecados de todos... O que significa isso? Significa que todos podem se reconciliar com DEUS e se salvarem -,

mas respeita a liberdade que deu ao ser humano. DEUS, com a advertência, pede ao pecador que, no uso da sua liberdade, reflicta e se volte para DEUS, para ganhar a verdadeira paz e felicidade.

Já antes, DEUS tinha dito a Ezequiel isso mesmo:

«Porventura sentirei prazer com a morte do pecador? - oráculo do SENHOR. O que EU quero, é que ele se converta do seus maus caminhos e viva.»
(Ezequiel XVIII, 23)

E por isso adverte e, nessa advertência, conta muitas vezes com a nossa colaboração. Não devemos cometer o pecado da omissão, para não termos responsabilidades. Se o pecador foi advertido, mas não quis escutar, não seremos mais responsáveis.

E o justo - o pecador que foi justificado e vive da GRAÇA do SENHOR? Esteja sempre vigilante para consigo mesmo, porque se cair e morrer nesse estado, nada do que fez no passado de bom será levado em conta.

«Mas se o justo se desvia da sua justiça e pratica o mal, imitando os crimes abomináveis a que se entrega o pecador, porventura viverá? A justiça que praticou não será recordada; por causa da infidelidade a que se entregou e do pecado que cometeu, morrerá.»
(Ezequiel XVIII, 24)

A morte aqui, é a espiritual, da alma. O que vale é, justo ou pecador, morrer na GRAÇA DE DEUS. Por isso, a hora da morte é a hora mais importante da nossa existência:

«Santa MARIA, MÃE DE DEUS, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amen!»

DEUS deseja a nossa salvação. Os nossos pecados foram todos reparados pelo Seu FILHO Unigénito. Mas a escolha é nossa. Nas missas de hoje, o salmista, no refrão, reza:

Se hoje ouvirdes a VOZ DO SENHOR, não fecheis os vossos corações.
(Cf. Salmo XCIV, 8)

A VOZ DE DEUS é a voz da nossa consciência. Procuremos escutar as Suas advertências. E se nos habituámos a não escutar - perda do sentido pecado -, ao menos escuta o testemunho dos fiéis cristãos e os efeitos do pecado na tua vida: sofrimento, tristeza, violência, neuroses, depressão, etc.

Escutemos a VOZ DO SENHOR. Deixemos DEUS nos salvar.

«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS) Um bom DOMINGO, uma boa semana e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: