sábado, 14 de novembro de 2020

02 Lucas XVIII, 1-8 (A necessidade da perseverança na oração)

 TC 32,7 A (Salt.: sem IV)
Sábado da semana 32 do Tempo Comum.

Santa Maria no Sábado, mf.

Hoje à tarde, Vésperas I de Domingo.

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está a PALAVRA DE DEUS (VERBUM DOMINI) que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***  ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «P» de «PALAVRA DE DEUS».

***   ***   ***

Naquele tempo, JESUS disse aos Seus discípulos uma parábola sobre a necessidade de orar sempre sem desanimar:

«Em certa cidade vivia um juiz que não temia a DEUS nem respeitava os homens. Havia naquela cidade uma viúva que vinha ter com ele e lhe dizia:
"Faz-me justiça contra o meu adversário".
Durante muito tempo ele não quis atendê-la. Mas depois disse consigo:
"É certo que eu não temo a DEUS nem respeito os homens; mas, porque esta viúva me importuna, vou fazer-lhe justiça, para que não venha incomodar-me indefinidamente"».
E o SENHOR acrescentou:
«Escutai o que diz o juiz iníquo!... E DEUS não havia de fazer justiça aos Seus eleitos, que por ELE clamam dia e noite, e iria fazê-los esperar muito tempo?
EU vos digo que lhes fará justiça bem depressa.

Mas quando voltar o Filho do Homem, encontrará fé sobre a Terra?»
(Lucas XVIII, 1-8)

Este foi o trecho do EVANGELHO lido hoje (TC 32, 7 p).

A fé a que JESUS SE refere, é a fé sobrenatural, a fé em DEUS, sem a qual, não podemos ser atendidos nos nossos pedidos. Quando JESUS retornar encontrará a oração? A confiança em DEUS para resolver problemas como, por exemplo, os trazidos pelo novo e esquesitíssimo coronavírus? Ou se dispensará a possibilidade da ajuda de DEUS? Neste mundo, diante dos problemas, vemos as pessoas contarem com DEUS para resolver os seus problemas? Pessoalmente, não sei responder a esta pergunta, mas sei, porque dito pelo próprio SENHOR, a sugerir, que, quando retornar, não encontrará a FÉ.

Há também uma fé natural. O homem e o conhecimento humano, científico ou não, não pode viver sem crer. Não posso falar com um amigo, se não crer que ele existe e está diante de mim, etc. Esta é a fé natural e ninguém pode viver sem ela. As descobertas científicas, por exemplo, aconteceram porque, primeiro, acreditou-se, pesquisou-se e confirmou-se. Primeiro acreditou-se numa possibilidade... O  mundo pode até viver sem conhecimento científico, mas não poderá viver sem esta fé, é inevitável.

Se não podemos viver neste mundo sem a fé natural, também não poderemos, terminada esta vida, viver no CÉU, na VISÃO DE DEUS, sem primeiro viver com DEUS neste mundo (Religião) pela fé sobrenatural. Sem crer que DEUS existe.

«Quando - no Juízo Final - voltar o Filho do Homem, encontrará fé sobre a Terra?»

Esta, é a fé sobrenatural que faz o homem e mulher viverem com DEUS, praticarem o seu dever mais importante e necessário de todos, o religioso. Como diz a PALAVRA DE DEUS, o justo viverá pela FÉ neste mundo, antes de poder VER DEUS. É aqui que está o problema, causando tantos problemas no mundo, e também porque as orações não são atendidas pelos que crêem, mas não tanto assim, porque logo desistem.

«Quando o ESPÍRITO SANTO vier, dará ao mundo provas irrefutáveis de uma culpa, de uma inocência e de um julgamento. De uma culpa, pois não creram em MIM.»
(João XVI, 8-9)

E, por não se crer, tantas desordens e problemas neste mundo sem paz!

«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS) Continuação de uma boa semana, que já vai terminando, neste sétimo e último dia da semana, o sábado, e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: