domingo, 28 de novembro de 2021

07 Um Santo DOMINGO DO ADVENTO!

TA 1,1 C (Salt.: sem I)

1º DOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO.


1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

*** ** **

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «U» de «Um Santo DOMINGO!».

*** ** **

Vejamos o que o Missal Dominical tem a dizer sobre este tempo de preparo para as duas vindas de JESUS, e para a vinda intermediária: preparar para celebrar a primeira vinda no NATAL, estar preparado para a segunda vinda, na hora da nossa morte (Juízo pessoal) e no final da história da salvação (Juízo Final), viver as vindas intermediárias ao nosso coração, quando vivemos a conversão diária:

«JESUS já veio. Com o Seu NASCIMENTO, é comunicada à humanidade uma VIDA NOVA, que cresce no coração dos cristãos, se manifesta na CARIDADE e atingirá a sua plenitude, quando da Sua vinda gloriosa no fim dos tempos.

Mas é hoje que a IGREJA vive a vinda de JESUS. (Nem ontem, nem amanhã, mas no momento presente) ELE vem cada dia (vindas intermediárias, está connosco até ao fim dos tempos, sobretudo na EUCARISTIA e no SANTÍSSIMO SACRAMENTO), vem sem cessar, na medida em que, pelos cristãos, SE torna presente na história dos homens, para abrir os caminhos da unidade, da felicidade e da paz.

Viver o Advento é iluminar a nossa existência com a FÉ, é transformar as nossas vidas, num esforço de conversão, para acolhermos o SALVADOR e para ajudarmos todos os nossos irmãos a acolhê-l'O connosco.
(Conforme o Missal Dominical)


Sobre os dois adventos de CRISTO, vejamos o que ensina São Cirilo de Jerusalém no Ofício de Leitura deste DOMINGO:

«Anunciamos o advento de CRISTO. Não, porém, um só, mas também o segundo, muito mais glorioso que o primeiro. Aquele revestiu um aspecto de sofrimento; este trará consigo o diadema do reino divino.
Sucede que quase todas as coisas são duplas em NOSSO SENHOR JESUS CRISTO:
- Duplo é Seu nascimento: um, de DEUS, desde toda a eternidade; outro, da VIRGEM, na plenitude dos tempos.
- Dupla também é a Sua descida: a primeira, na obscuridade e silenciosamente, como a chuva sobre a relva (ENCARNAÇÃO); a outra, no esplendor da Sua glória, que se realizará no futuro (PARÚSIA, Juízo Final).
No seu primeiro advento, foi envolvido em faixas e deitado num presépio; no segundo, será revestido com um manto de luz. No primeiro suportou a CRUZ, sem recusar a sua ignomínia; no segundo, aparecerá GLORIOSO, escoltado pela multidão dos Anjos.
Não nos detemos, portanto, a meditar só no primeiro advento, mas vivemos na esperança do segundo.
(...)
Afirmamos na nossa profissão de fé, tal como a recebemos por tradição, que acreditamos n’AQUELE que subiu aos CÉUS e está sentado à direita do PAI e que há-de vir em Sua GLÓRIA para julgar os vivos e os mortos, e o Seu REINO não terá fim.
Virá, portanto, do alto dos CÉUS, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Virá no fim deste mundo, em Sua GLÓRIA, no último dia. Será então o fim deste mundo criado e o início de um MUNDO NOVO.»
(São Cirilo de Jerusalém)

- Maranatha! Vem, SENHOR JESUS! Vem trazer ao mundo a paz de DEUS. Aleluia!

São JOSÉ,
Patriarca da IGREJA,
Terror dos Demónios,
rogai por NÓS!
Guardai a IGREJA e as nossas famílias
de todas as insídias ameaçadoras.
Amen!

«MARIA, fonte da ESPERANÇA, neste Tempo do Advento, Vossa mão nos leve a JESUS, ao Seu Santo NASCIMENTO.» (Refrão de cântico para este tempo) Um bom Tempo do Advento, novo ano litúrgico, e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: