TC 24,1 B (Salt.: sem IV)
24º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
São Cornélio, Papa, e São Cipriano, Bispo, mártires, mo.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
No Patriarcado de Lisboa, ano de reflexões sobre o VERBUM DOMINI
Bíblia: o Livro dos Livros onde está a PALAVRA DE DEUS (VERBUM DOMINI) que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):
AQUI, letra P (PALAVRA DE DEUS).
*** *** ***
Desprezaste o ROCHEDO que te gerou, esqueceste a DEUS que te deu a vida. O SENHOR viu e ficou indignado e rejeitou teus filhos e tuas filhas.
O SENHOR disse:
«Vou ocultar-lhes o Meu ROSTO e ver qual será o seu futuro, porque são uma geração perversa de filhos que não conhecem a fidelidade. Provocaram-ME com um deus falso, irritaram-ME com inúteis ídolos; e EU vou provocá-los com um povo falso, vou irritá-los com uma nação insensata».
(Deuteronómio XXXII, 18-21)
Antes de mais nada, e sobretudo em relação ao Antigo Testamento, não podemos olhar as palavras do autor sagrado, como as próprias palavras de DEUS. Há uma mensagem de DEUS, que é exprimida à maneira humana e segundo a visão e o modo de ver as coisas do tempo do autor sagrado.
O homem pode irritar-se, pode ter sentimentos de vingança - consentindo (pecando) ou não (rejeitando a tentação) -, ter ciúmes, etc. É o modo de um ser humano dizer aquilo que DEUS lhe inspirou. Tomando consciência disso, já poderemos compreender, com o auxílio da GRAÇA, o que DEUS quer dizer. E será sempre confrontado com o que a IGREJA ensina, porque só ELA tem o poder, que o SENHOR LHE deu, de interpretar a REVELAÇÃO sem erro, sem engano.
O importante não são as palavras do autor sagrado, mas o que DEUS, através delas, nos diz, a mensagem teológica.
DEUS é imutável, as consequências se refletem em nós, não em DEUS, DEUS não perde nem ganha nada, nós é que ganhamos ou perdemos algo.
ESTA palavra fala das consequências nefastas que vêm de se abandonar o DEUS que nos criou, que nos cria continuamente, dando a existência continuamente a todas as coisas.
Caímos em misérias e mentiras, nas desordens da herança do pecado original e do pecado pessoal e social. Como povo ou nação, tornamo-nos num povo insensato, triste e sem esperança.
Desprezaste o ROCHEDO que te gerou, esqueceste a DEUS que te deu a vida. O SENHOR viu e ficou indignado e rejeitou teus filhos e tuas filhas.
Pensamos que podemos construir um mundo justo sem contar com a bênção e amizade de DEUS, mas isso não é possível: será um mundo cheio de crises e misérias.
ESTA palavra, historicamente, se refere ao POVO DE DEUS da Antiga Aliança. Mas também é uma mensagem para todos os povos de todos os tempos. Refere-se também à infidelidade do POVO DE DEUS, antes e depois de CRISTO. Todos foram salvos pelo SENHOR, todos são convidados a ser POVO DE DEUS: ESTA palavra aplica-se ao mundo inteiro. A SAGRADA ESCRITURA é uma mensagem de DEUS para todos os homens, de todos os tempos, e não apenas para os que já formam o Seu POVO.
O SENHOR viu e ficou indignado e rejeitou teus filhos e tuas filhas.
O pecado dos pais se reflecte nos filhos. Vivem como se DEUS não existisse; por isso, não ensinam aos filhos o mais importante de tudo, conhecer DEUS (conhecer JESUS CRISTO), e eles caiem nas mesmas misérias e a família se destrói, isso traz sempre o sofrimento.
Filhinhos, colocai a SAGRADA ESCRITURA em lugar visível, na vossa família; lêde-A e vivei-A. Ensinai os vossos filhos, porque, se vós não sois um exemplo para eles, os filhos, pela ausência de DEUS, acabarão por se afastar. Reflecti, rezai e DEUS nascerá, então, nos vosso coração; o vosso coração será feliz.
Se vós não sois um exemplo para eles, os filhos, pela ausência de DEUS, acabarão por se afastar.
E o mal será grande. Tantas famílias destruídas por causa disso mesmo, não se aprendeu, desde criança, a rezar para conhecer DEUS. Expostas ao príncipe deste mundo, as famílias, atacadas por ele e por uma sociedade materialista e imoral, se vão destruindo com os efeitos que vamos conhecendo. Porque sem JESUS CRISTO, sem DEUS, nós nada podemos, o mundo inteiro nada pode.
Ao longo dos séculos, o POVO DE DEUS pedia-LHE que revelasse a Sua FACE - como está na SAGRADA ESCRITURA em diversas passagens. O povo sentia que, acontecendo isso, seria salvo e ficaria feliz. E isso aconteceu, DEUS assumiu a nossa humanidade, revelando a Sua FACE em JESUS CRISTO, quem O vê, vê DEUS, assim está escrito.
Depois, ressuscitado, na humanidade que assumiu, subiu ao CÉU. JESUS significa DEUS salvador, porque só DEUS mesmo pode salvar, e é a FACE DE DEUS, o EMANUEL, DEUS connosco, connosco e cuja face foi revelada de maneira acima das nossas expectativas, uma face humana (de DEUS!). Ter DEUS na nossa vida, connosco, haverá algo de mais importante e que possa dar mais alegria e paz do que isso? Perder DEUS é uma maldição:
«Vou ocultar-lhes o Meu ROSTO e ver qual será o seu futuro, porque são uma geração perversa de filhos que não conhecem a fidelidade.»
Se há a infidelidade, como podemos ser instrumento do SENHOR para levar os afastados, os pagãos, à conversão? Não nos tornaremos nós como eles, imitando os seus costumes, ídolos, idolatrias, etc?
DEUS respeita a nossa liberdade. Se não O queremos, ELE SE afasta de nós. Melhor, ELE não SE afasta, porque tudo que existe, existe pela Sua presença transcendente em tudo que existe, mas afasta-SE no sentido da Sua FACE nos ficar oculta a nós, passamos a viver na miséria e alienação de viver como se DEUS não existisse. Não atraímos ninguém para DEUS (JESUS), antes imitamos os costumes pagãos. Isso é um facto, como se tem visto.
«Vou ocultar-lhes o Meu ROSTO e ver qual será o seu futuro.»
Qual será o futuro de uma humanidade (de cristãos, em particular) sem DEUS? Temos exemplos históricos, como Sodoma e Gomorra. Estas cidades se destruiram por causa dos seus imensos e graves pecados. Temos outros exemplos históricos em que o povo caiu em misérias e sofrimentos, mas depois retornaram a DEUS e recuperaram a alegria e a paz.
«Vou ocultar-lhes o Meu ROSTO e ver qual será o seu futuro.»
Sem DEUS não existe futuro (bom)! Se ELE oculta a Sua FACE - se perdemos a fé, a verdadeira fé em JESUS -, ficamos expostos aos ataques do espírito do Mal.
Satanás existe. Ele procura somente destruir. Satanás é forte e quer destruir não só a vida humana, mas também a natureza e o planeta em que viveis.
Também o planeta! Não estamos a ver isso, com ou sem explicação científica? Todo fenómeno natural pode ter sempre uma explicação da Ciência, isso é óbvio, mas não significa que deixou de ser um sinal de DEUS que nos convida a retornar-nos a ELE:
DEUS quer salvar-vos e, através dos homens, da natureza e de muitas outras coisas, manda-vos mensagens que só podem ajudar-vos a compreender que deveis mudar o rumo das vossas vidas.
Um sismo, por exemplo - é claro que tem ou pode ter explicação científica, é um fenómeno natural! -, mesmo que seja um fenómeno puramente natural (sem intervenção humana ou diabólica), não deixa de ser um sinal para nos lembrar que sem DEUS não somos nada, nada podemos.
Como vencer o mal? Com mais mal e violência? Com falsas soluções que dizem que um fim bom alcança-se com meios imorais (muitas vezes, bem imorais)? Estas são as soluções de uma cultura contra a vida e vamos vendo que só traz o mal. Claro que não se atinge o tal fim bom com meios maus, pelo contrário, gera mais mal: uma árvore má só pode dar maus frutos. Nenhuma árvore má pode dar bons frutos, lembra JESUS.
O mal só pode ser derrotado com o bem:
Com o amor, mudais em bem tudo isso que Satanás quer destruir e de que deseja apropriar-se.
Mas. para termos a força de amar, é preciso a conversão a DEUS, é preciso DEUS revelar a Sua FACE, estar connosco. Mas tantas vezes caímos na asneira de trocá-lo pelo que nada pode, salvo, oferecer ilusão:
«Provocaram-ME com um deus falso, irritaram-ME com inúteis ídolos; e EU vou provocá-los com um povo falso, vou irritá-los com uma nação insensata».
Claro que DEUS não SE irritou - é a maneira humana de dizer as coisas -, e, como JESUS ensina na parábola do filho pródigo (na verdade, uma parábola do PAI misericordioso), o método habitual de DEUS é, respeitando a nossa liberdade, deixar que os Seus filhos aprendam com as suas próprias asneiras, cujos efeitos são sempre dolorosos, claro!
Quando nos afastamos de DEUS, caímos na mentira, no erro e na soberba que cega a inteligência. O povo torna-se falso e a nação cai na insensatez (de uma Gomorra, por exemplo).
E, relativo aos membros da IGREJA, se não atraímos os outros para DEUS, porque somos infiéis ou tíbios, acabamos por nos juntar aos outros no seus costumes pagãos. Pela infidelidade a DEUS e à Sua IGREJA, damos mau testemunho; não somos mais, como pede NOSSA SENHORA, mãos estendidas de DEUS para os outros, antes os afastamos de DEUS, do verdadeiro DEUS, e nós mesmos nos tornamos um deles, cumprindo-se a PALAVRA DE DEUS:
«EU vou provocá-los com um povo falso, vou irritá-los com uma nação insensata».
Hoje é DOMINGO, o primeiro e o mais sagrado dia da semana. Um bom DOMINGO e até amanhã, se DEUS quiser!