TC 24,7 B (Salt.: sem IV)
Sábado da semana 24 do Tempo Comum.
Santa MARIA no Sábado, mf.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
No Patriarcado de Lisboa
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):
AQUI, letra M.
*** *** ***
Naquele tempo, um fariseu convidou JESUS para comer com ele. JESUS entrou em casa do fariseu e tomou lugar à mesa.
Então, uma mulher – uma pecadora que vivia na cidade – ao saber que ELE estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com perfume; pôs-se atrás de JESUS e, chorando muito, banhava-LHE os pés com as lágrimas e enxugava-LH'os com os cabelos, beijava-os e ungia-os com o perfume.
Ao ver isto, o fariseu que tinha convidado JESUS pensou consigo:
«Se ESTE homem fosse profeta, saberia que a mulher que O toca é uma pecadora».
JESUS tomou a palavra e disse-lhe:
«Simão, tenho uma coisa a dizer-te».
Ele respondeu: «Fala, MESTRE».
JESUS continuou:
«Certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos denários e o outro cinquenta. Como não tinham com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles ficará mais seu amigo?».
Respondeu Simão:
«Aquele – suponho eu – a quem mais perdoou».
Disse-lhe JESUS:
«Julgaste bem».
E voltando-Se para a mulher, disse a Simão:
«Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não ME deste água para os pés; mas ela banhou-ME os pés com as lágrimas e enxugou-os com os cabelos. Não ME deste o ósculo; mas ela, desde que entrei, não cessou de beijar-ME os pés. Não ME derramaste óleo na cabeça; mas ela ungiu-ME os pés com perfume.
Por isso te digo:
São-lhe perdoados os seus muitos pecados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama».
Depois disse à mulher:
«Os teus pecados estão perdoados».
Então os convivas começaram a dizer entre si:
«Quem é ESTE homem, que até perdoa os pecados?».
Mas JESUS disse à mulher:
«A tua fé te salvou. Vai em paz».
(Lucas VII, 36-50)
A PALAVRA DE DEUS pode dar-nos muitas mensagens. A mensagem que me está a ser dada, nesta PALAVRA, é a da contrição, que vem do amor. E se muito se ama, no momento do arrependimento, a contrição é perfeita, isto é, se morresse naquele momento - no amor que leva à contrição perfeita -, além do perdão da pena eterna, ser-lhe-ia perdoado a pena temporal no Purgatório, iria directo para o CÉU... Mesmo que tivesse pecado tanto e tanto na sua vida.
Esta é a JUSTIÇA DE DEUS, que é mencionada também no Livro do profeta Ezequiel, quando DEUS o convida a ser Sentinela:
Se reconhece que pecou, confia na misericórdia de DEUS, chorando e voltando-se para ELE, é-lhe perdoado tudo, o amor purifica-lhe até o que teria que purificar no Purgatório.
Acima de tudo, mantende entre vós uma intensa CARIDADE, porque o AMOR cobre a multidão dos pecados.
(1 Pedro IV, 8)
Eis uma garantia, lembrada pela RAINHA DA PAZ, sobre a importância do viático:
Qualquer um que fizer muito mal durante a sua vida pode ir para o CÉU, se se confessar, se arrepender do que fez, e comungar no fim da vida.
«São-lhe perdoados os seus muitos pecados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama».
Muito amou, muito viu da gravidade dos seus pecados, por isso, profundamente arrependeu-se deles. Não existe ESSE amor sem a FÉ e a ESPERANÇA.
«A tua fé te salvou. Vai em paz».
A fé em DEUS (JESUS), em particular, a fé na misericórdia do SENHOR, a salvou. Se morresse naquele momento, iria directa para o CÉU. Os pecados da sua vida não seriam mais levado em conta, mas o perdão de DEUS. JESUS reparou os pecados da humanidade inteira.
«Qual deles ficará mais seu amigo?». Respondeu Simão: «Aquele – suponho eu – a quem mais perdoou».
Sem dúvida, quanto mais profundamente sente, no seu interior, a purificação e o perdão que DEUS está operando no momento da misericórdia - o momento da ressurreição da sua alma -, mais consciente fica do que se está a passar no seu interior e mais agradecido e amigo ficará do SENHOR.
«Mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama».
Pouca consciência tem dos seus pecados, DEUS perdoa-lhe a pena eterna no SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO, mas permanece uma pena temporal no Purgatório.
Qual a mensagem do nosso DEUS para nós, nesta PALAVRA?
Pedir ao SENHOR, e à Sua MÃE, a graça de crescermos na CARIDADE (FÉ e ESPERANÇA), para crescermos no AMOR DE DEUS e. assim, podermos ter um conhecimento maior da gravidade do pecado do mundo e, em particular, do nosso pecado. Assim, no SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO, faremos uma confissão mais perfeita.
Pedir ao SENHOR o verdadeiro amor, que nos permite ver e ter uma contrição profunda dos nossos pecados.
Para terminar, gostaria de observar o seguinte:
Ao ver isto, o fariseu que tinha convidado JESUS pensou consigo: «Se ESTE homem fosse profeta, saberia que a mulher que O toca é uma pecadora». JESUS tomou a palavra e disse-lhe: «Simão, tenho uma coisa a dizer-te».
Muito cuidado devemos ter em não julgar, porque DEUS vê tudo, nada LHE é oculto, nem o que se passa no nosso coração. A justiça de DEUS não é, como parece muitas vezes ser a nossa justiça, uma justiça que se confunde com vingança, onde não há lugar para o perdão, mesmo quando há arrependimento, mas MISERICÓRDIA. DEUS vê tudo: quem disse que somos melhores do que quem errou? Só DEUS sabe.
Esse fariseu julgava-se melhor que a mulher, como estava enganado! A mulher ama muito mais do que ele, e é aqui que está o que valemos. O fariseu achava que a mulher, sendo pecadora, estaria destinada a ser pecadora para toda a vida. Ele nada sabe da JUSTIÇA DE DEUS. O fariseu estava muito longe da justiça, era injusto e nem tomava consciência disso. Disto, também devemos ter cuidado, não julgar.
Um bom sábado, o sétimo e, por isso, o último dia da semana. Até amanhã, se DEUS quiser!