TN 1,1 A (Salt.: sem I)
DOMINGO do Tempo do Natal
5º dia da oitava do Natal.
SAGRADA FAMÍLIA.
São Tomás Becket (de Cantuária), Bispo e mártir, mc.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está a PALAVRA DE DEUS (VERBUM DOMINI) que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «P» de «PALAVRA DE DEUS».
*** *** ***
Caríssimos:
Esta é a mensagem que ouvimos de JESUS CRISTO e vos anunciamos:
DEUS é LUZ e n’ELE não há trevas. Se dissermos que estamos em comunhão com ELE e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Mas se caminharmos na luz, como ELE vive na luz, estamos em comunhão uns com os outros e o sangue de JESUS, Seu FILHO, purifica-nos de todo o pecado.
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ELE é fiel e justo, para nos perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a maldade.
(1 João I, 5-9)
JESUS veio ao mundo (NATAL) para nos salvar, para nos purificar dos nossos pecados, para podermos ganhar o CÉU, vermos DEUS.
Vivemos tempos em que há quem diga que não tem pecados. Também não vê os efeitos deles no mundo? A RAINHA DA PAZ diz que são muitos os pecados deste mundo, o que é verdade: quanto mais afastado de DEUS, mais e maiores são os pecados do homem.
Quem diz não ter pecados, se calhar não pensou o que é um pecado. Em primeiro lugar, algo que ofende a DEUS e vai contra a natureza, com que DEUS nos criou. Se eu ofendo alguém por palavras ou por escrita - por exemplo, numa rede social -, já estou a cometer um pecado. Quem diz não tê-los, nunca cometeu este, por exemplo? E não vendo, não vê também os efeitos deles? Todo pecado só produz um efeito: o mal para mim, que peco, e para o próximo, a quem despejo o meu, por exemplo, ódio. Odiar é pecado, troçar do outro é pecado. Etc. Nunca se irritou ou perdeu a paciência? Isso são pecados.
Se dissermos que estamos em comunhão com DEUS e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Mas se caminharmos na luz, como ELE vive na luz, estamos em comunhão uns com os outros e o sangue de JESUS, Seu FILHO, purifica-nos de todo o pecado.
Temos sempre pecados, até os santos, embora menos graves por viverem na humildade e da GRAÇA de DEUS. Quem diz não ter, ou está a brincar, ou não está saber o que é pecado ou está cego pela soberba:
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos e a verdade não está em nós.
Mas reconhecendo-os e confiando na bondade do SENHOR, ELE já nos poderá limpar o coração deles:
Se confessarmos os nossos pecados, ELE é fiel e justo, para nos perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a maldade.
Se não confessamos, permanecemos neles. DEUS é VERDADE, não pode perdoar quem vive no pecado e não o reconhece.
Não há nada de pior, para uma sociedade e para o mundo, do perder o sentido do pecado. Mas nos tempos actuais, está tudo mais perigoso: não só se perdeu o sentido do pecado, como também se procura anestesiar-se dos seus efeitos, através de muitas compensações, para não se sentir os seus efeitos. Esta alienação é muito mais perigosa:
Se eu coloco o dedo em água a ferver e digo que não me vou queimar, o efeito será queimar-me, mas se eu estiver anestesiado, não sentirei o efeito saudável que me faria retirar o dedo da água... Vou perder o dedo.
Outro dos efeitos do pecado é a violência, a falta de paz.
DEUS é LUZ, aquilo que, por analogia, podemos dizer de DEUS: LUZ. O que é que acontece quando entramos num quarto totalmente escuro? Não vemos nada. Mas se houver luz, já podemos ver.
O hábito do pecado faz isso no coração humano, trevas. Afasta-nos de DEUS, da LUZ. Mas se começamos a nos aproximar de DEUS, o quarto do nosso coração vai começando a se iluminar. Já vemos alguma coisa de sujeira. Sempre afinal temos pecados que às escuras não víamos. A RAINHA DA PAZ nos tem convidado à conversão, isto é, a nos aproximar do SENHOR, para purificar (limpar) os nossos corações dos nossos pecados. E só temos esta vida para isso.
JESUS é o CORDEIRO DE DEUS que tira os pecados do mundo, cujos efeitos são doenças, injustiça, violência, ódio, etc, resumindo, sofrimento. O mundo está cheio de injustiça e sofrimentos porque está cheio de pecados. Não os reconhecendo, não permite que DEUS o limpe deles.
Será muito desagradável, na hora da morte, para o pecador que nunca quis buscar a misericórdia divina, quando DEUS iluminar inteiramente o quarto do seu coração e ele não puder deixar de ver o seu estado. Não poderá mais se esconder diante de toda a VERDADE e será muito desagradável. Por isso, nada de mais importante do que, na conversão diária, buscar o perdão dos nossos pecados e suplicar ao SENHOR para nos revelar os que ainda nos estão ocultos, que acontecerá à medida que nos aproximarmos do SENHOR.
O temor do SENHOR é puro, permanece eternamente;
os juízos do SENHOR são verdadeiros, todos eles são rectos,
mais preciosos que o ouro, o ouro mais fino,
mais doces que o mel, o puro mel dos favos.
Embora o Vosso servo se deixe guiar por eles
e os observe com cuidado,
quem pode, entretanto, reconhecer os seus pecados?
Purificai-me dos que me são ocultos.
Preservai também do orgulho o vosso servo,
que ele não tenha sobre mim poder algum:
então serei irrepreensível e imune de culpa grave.
(Samo XVIII B, 10-14)
Preservai também do orgulho o vosso servo, que ele não tenha sobre mim poder algum: então serei irrepreensível e imune de culpa grave.
Continuação de um Santo NATAL, neste quinto dia da Oitava do Natal, e até amanhã, se DEUS quiser!