TP 6,6 A (Salt.: sem II)
Sexta-Feira da semana 6 do Tempo Pascal.
Santa Rita de Cássia, mf
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog», letra M, «Mensagens de DEUS para o nosso bem».
*** *** ***
JESUS fala do ESPÍRITO SANTO, que enviará para tornar a missão da IGREJA possível, missão de salvação, pois todo homem e toda a mulher tem obrigação de crer no SENHOR para se salvar. Quem não crer, DEUS respeitará a sua opção de se condenar:
DEUS não enviou o Seu FILHO ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ELE. Quem n'ELE crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no FILHO Unigénito de DEUS. E a condenação está nisto: a LUZ veio ao mundo, e os homens preferiram as trevas à LUZ, porque as suas obras eram más.
(João III, 17-19)
A missão da IGREJA é levar a salvação a todos os povos, que consiste em crer em JESUS.
Crer em JESUS: Este é o ponto de partida para desejar depois o baptismo, início da salvação. Falo dos adultos. Quanto às crianças que ainda não atingiram a idade da razão, crerão mais tarde, são baptizadas na fé dos seus pais, que é a fé da IGREJA.
Repito: todos são obrigados a crer no SENHOR, para se salvarem, nem que seja só na hora da morte. Crendo, pedirão o baptismo e entrarão na rota da salvação, tornando-se filhos de DEUS, participantes da vida de DEUS e do REINO DE DEUS, reino de paz e justiça, de alegria e amor.
Quem n'ELE crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no FILHO Unigénito de DEUS.
JESUS é o AMIGO. Nunca deixará de perdoar quem, mesmo que seja só na hora da morte, LHE peça o perdão. Nunca se esqueça disso! Nem se esqueça da MÃE DE JESUS, nossa MÃE na ordem da GRAÇA.
Mas o que acontece a quem não sabe de nada disso e (são duas as condições) não é culpado pela sua ignorância? Este, não pode crer nem não crer. Temos até quem viveu antes de Cristo e essa palavra (João III, 17-19) ainda nem tinha sido revelada ao mundo.
Abraão viveu e deixou este mundo muito antes da vinda do SENHOR. Há também muitos que não conhecem JESUS, mesmo depois de Cristo, para poderem crer. Não conhecem e não têm culpa. Estarão condenados? Claro que não! Por causa disso, dessa ignorância, não há culpa.
Não será condenado quem vive uma vida na justiça. Mesmo com as desvantagens de não ser baptizado (pois não tem acesso aos Sacramentos e a outras vantagens), é pela GRAÇA DO SENHOR, que até nem conhece, que vive na justiça. Na hora da morte, ele crerá no SENHOR.
Quem se condene, não será porque DEUS quis, mas porque o homem quis. DEUS nos deu a liberdade:
DEUS não enviou o Seu FILHO ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ELE.
Quem não conhece o SENHOR e não tem culpa - só DEUS sabe -, se viver uma vida de justo, como Abraão viveu, na hora da morte - antes da morte física - crerá no SENHOR e será, por causa desta fé, baptizado. Porque sem a fé em JESUS que leva ao baptismo, ninguém se salva.
Quem já está condenado, porque assumiu a condição de não crer? Os inimigos do SENHOR. Se não mudarem de rumo, são eles que se condenarão a si próprios. Eles não querem crer no SENHOR - quem persegue JESUS CRISTO, não quer crer - porque vivem nas trevas:
A condenação está nisto: a LUZ veio ao mundo, e os homens preferiram as trevas à LUZ, porque as suas obras eram más.
Já está condenado na opção que assumiu, mas, enquanto nesta vida, se mudar e crer, será salvo. DEUS não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva, assim revelou ao Profeta Ezequiel, por exemplo, assim vemos nas parábolas de JESUS, assim vemos hoje na acção da RAINHA DA PAZ neste mundo.
O grande perseguidor e opositor à missão de salvação do mundo que o SENHOR deu à Sua IGREJA, é Satanás, o príncipe deste mundo e o seu Anti-Cristo. Como poderia a IGREJA realizar a Sua missão de paz, amor e salvação, se luta contra Satanás e o seu reino de trevas e mentiras?
JESUS subiu ao CÉU, mas não NOS abandonou. Está connosco presença até real e sobrenatural na EUCARISTIA. ELE e o PAI, nosso PAI.
O ESPÍRITO SANTO é o CONSOLADOR, o DEFENSOR nosso, ADVOGADO nosso, que torna possível o impossível ao homem.
«EU apelarei ao PAI e ELE vos dará outro PARÁCLITO para que esteja sempre convosco, o ESPÍRITO DA VERDADE, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece; vós é que O conheceis, porque permanece junto de vós, e está em vós.»
(João XIV, 16-17)
«O ESPÍRITO DA VERDADE, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece.»
«Não O vê nem O conhece.»
A nossa fé em JESUS - fé viva, cristão que não é só de nome, mas vive a fé -, não é uma fé abstracta em alguma idéia (ideologia), mas concreta, tão concreta que nenhuma perseguição a destrói, até no martírio, se fôr preciso, porque o perseguido está bem consciente da presença consoladora e fortalecedora do SENHOR, falando ao seu coração (a VOZ DO ESPÍRITO SANTO), dando-lhe fortaleza.
Quem não quer crer - as suas obras são trevas e, por isso, não se aproxima da LUZ -, não pode ver nem conhecer o ESPÍRITO SANTO, isto é, não pode ver nem conhecer DEUS. Pode até crer em DEUS no sentido de crer que DEUS existe, pois está de acordo com a natureza humana. O ateísmo militante é uma doença. Mas não O vê nem O conhece, porque não crê no SENHOR:
«Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a DEUS.»
(Mateus V, 8)
Sem a pureza do coração, a consciência recta, fica tudo embaciado ou cheio de cataratas para o coração ver. O pecado realiza isso, no coração humano, enche-o de trevas:
«O ESPÍRITO DA VERDADE, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece.»
O mundo no sentido bíblico é o símbolo das forças hostis a DEUS. DEUS ama o mundo, Sua criação e há-de salvá-l'O pelo Seu FILHO no Juízo Final.
Este mundo afasta as pessoas de DEUS inutilmente, porque DEUS é o que há de mais importante para elas. Podemos ver no rosto de muitas pessoas de hoje o vazio, a falta de esperança, a tristeza, porque o mundo as afastou de DEUS. Mas até isso é uma GRAÇA, DEUS sabe tirar do mal o bem, são pessoas que, basta uma pequena abertura à GRAÇA, e logo retornam ou, se fôr o caso, entram na IGREJA cheias de alegria e cheias de amor e gratidão pelo SENHOR que as libertou, porque não há nada de mais importante para o homem e mulher, para o menino e menina, para todos do que DEUS.
É o ESPÍRITO SANTO, o outro PARÁCLITO (JESUS também paráclito), que nos defende (e à IGREJA, o POVO DE DEUS), nos protege, assiste, acompanha, consola nas provas, é o CONSOLADOR. Sem ELE, a missão da IGREJA seria impossível. ELE dá continuidade à Missão de JESUS ter vindo ao mundo para nos salvar.
«Quando vier o PARÁCLITO, o ESPÍRITO DA VERDADE, que procede do PAI, e que EU vos hei-de enviar da parte do PAI, ELE dará testemunho a Meu favor.»
(João XV, 26)
É, no dizer de JESUS, o prometido do PAI.
«Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora. Quando ELE vier, o ESPÍRITO DA VERDADE, há-de guiar-vos para a VERDADE completa. ELE não falará por si próprio, mas há-de dar-vos a conhecer quanto ouvir e anunciar-vos o que há-de vir.»
(João XVI, 12-13)
O ESPÍRITO SANTO virá dar continuidade à obra de JESUS. Tal como JESUS, não falará por SI Mesmo, mas o que DEUS tem a dizer ao homem para se salvar:
Diz JESUS: «EU vim ao mundo como luz, para que todo o que crê em MIM não fique nas trevas. Se alguém ouve as Minhas palavras e não as cumpre, não sou EU que o julgo, pois não vim para condenar o mundo, mas sim para o salvar. Quem ME rejeita e não aceita as Minhas palavras tem quem o julgue: a PALAVRA que EU anunciei, ESSA é que o há-de julgar no último dia;
porque (é aqui que JESUS diz isso) EU não falei por MIM Mesmo, mas o PAI, que ME enviou, é que ME encarregou do que devo dizer e anunciar. E EU bem sei que este Seu mandato traz consigo a VIDA ETERNA; por isso, as coisas que EU anuncio, anuncio-as tal como o PAI as disse a MIM.»
(João XII, 46-50)
«Se alguém ouve as Minhas palavras e não as cumpre, não sou EU que o julgo, pois não vim para condenar o mundo, mas sim para o salvar.»
Essas palavras são as palavras do PAI, em suma, porque DEUS é PAI, FILHO, ESPÍRITO SANTO no mistério da SANTÍSSIMA TRINDADE, são as palavras de DEUS, que precisamos de conhecer e crer para nos salvar. Ouviu-se essas palavras ao vivo do SENHOR, enquanto viveu neste mundo. Hoje, é o ESPÍRITO SANTO que nos recorda e nos aprofunda nelas, e O escutamos na IGREJA e na oração.
Meus filhinhos, vós sois de DEUS e vencestes o Anticristo, porque é mais poderoso o espírito que está em vós - o ESPÍRITO SANTO - do que aquele que está no mundo. Eles são do mundo; por isso falam a linguagem do mundo, e o mundo ouve-os. NÓS somos de DEUS. Quem conhece a DEUS ouve-NOS; quem não é de DEUS não NOS ouve. É por isto que NÓS reconhecemos o ESPÍRITO DA VERDADE e o espírito do erro.
(1 João IV, 4-6)
O mundo no sentido bíblico é o símbolo das forças hostis a DEUS. A principal força é a do príncipe deste mundo, o Maligno. Mas o ESPÍRITO SANTO é mais poderoso que esse príncipe e seu Anti-Cristo. Na verdade, sendo DEUS, o Seu poder se chama OMNIPOTÊNCIA.
O SENHOR ressuscitou e fez brilhar sobre nós a Sua LUZ. ELE, que nos remiu com o Seu SANGUE. O SENHOR ressuscitou, louvai o SENHOR. Aleluia! Aleluia! Continuação de uma boa PÁSCOA, neste 41º dia da PÁSCOA, e até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário