O SENHOR, na Sua Paixão, deixou-SE flagelar sem reacção nenhuma. Ainda hoje é assim com os pecados contra a pureza. Nós não compreendemos muitas vezes porque o SENHOR não reage diante das maiores perversões: não compreendemos o silêncio de DEUS diante de tanto mal. À nossa maneira - pelo menos minha - e com o poder divino, reagiríamos logo como manda o olho por olho e dente por dente (e que é posto em práctica onde DEUS está longe, no mundo inteiro...).
Mas se DEUS reagisse? Se JESUS não SE tivesse deixado ser flagelado, reagindo contra os agressores? Quem se salvaria?
Está claro porque JESUS quis dar a Sua vida por nós e sem reacção nenhuma às agressões da flagelação, da coroação de espinhos; em toda a Sua Paixão ELE não reagiu, como DEUS não tem reagido em situações que os Seus amigos gostariam que o fizesse.
Na coroação de espinhos, vemos o ódio a ridicularizar e ficamos espantados porque DEUS não reage (ainda mais sendo todo-poderoso). Realmente, na coroação de espinhos, fizémos, com os nossos pecados de todos os tempos, nós, homens e mulheres, tudo o que quisemos de maldade e ofensa sem reacção nenhuma de JESUS. Se DEUS reagisse, estávamos condenados.
Não compreendemos porque DEUS não reage quando o ódio e o disparate ridiculariza o Santo Padre e outros cristãos, ou as igrejas, casas consagradas a DEUS, são profanadas. Mas se JESUS tivesse desistido de dar a Sua vida em reparação das nossas ofensas e mudasse de idéia, em vez de permanecer no tal silêncio que muitas vezes não compreendemos, quem se salvaria? Ninguém, claro está! Se DEUS fizesse conforme os nossos desejos - isto é, se JESUS CRISTO tivesse mudado de idéias, reagindo ao ódio dos Seus agressores com o Seu poder divino -, ninguém se salvaria.
Esse silêncio de DEUS pode tornar-se, contudo, uma armadilha para o ímpio: ele pratica o mal e observa que nada acontece; até diz, como canta o salmista, que DEUS não existe ou que DEUS não vê. E responde o salmista ao ímpio: por acaso AQUELE que fez os olhos, não vê? O que fez os ouvidos, não ouve? Deveria notar o ímpio que, na Paixão de JESUS, DEUS não reagiu, antes suportou, mas ELE existe e vê...
JESUS não reage, diante daqueles que tendo o poder, o usam para o mal, pensando que, só por terem o poder, são alguma coisa, quando não são nada. De facto. se olharmos para o cosmos - só ao que é visível a nós da CRIAÇÃO -, o que é o poder de todo este mundo? Nada. DEUS é muito mais que toda a CRIAÇÃO, que existe, porque DEUS lhe dá existência. JESUS dá a oportunidade ao pecador, enquanto vive neste mundo, de se arrepender, isto é, não reage. Tal como na Sua PAIXÃO, DEUS suporta tudo no silêncio sem responder, perdoando continuamente. Na hora da morte, que, para cada homem, morrendo em tempos distintos deste tempo de provação à humanidade, coincide, na realidade invisível, ao dia do JUÍZO FINAL para todos simultaneamente, DEUS respeitará o que cada um de nós escolheu: a misericórdia divina ou a Sua justiça.
Não seja o silêncio de DEUS, pois, uma armadilha para o ímpio.
Até quando, SENHOR, até quando triunfarão os ímpios?
Até quando dirão insolências e se hão-de vangloriar
os que praticam o mal?
Eles esmagam, SENHOR, o Vosso povo
e oprimem a Vossa herança.
E dizem: «O SENHOR não vê,
o DEUS de Jacob não presta atenção».
Ó gente estulta, reflecti,
e vós, insensatos, quando sereis prudentes?
Quem fez o ouvido não ouvirá?
Não verá AQUELE que fez os olhos?
Não poderá castigar QUEM educa as nações,
quem ensina aos homens a ciência?
O SENHOR conhece os pensamentos dos homens
e sabe como são vãos.
Podereis VÓS ser aliado dum tribunal iníquo,
que trama violências contra o direito?
Investem contra a vida do justo
e condenam o sangue inocente.
Mas o SENHOR tornou-Se a minha fortaleza,
o meu DEUS é um rochedo para meu abrigo.
(Salmo 93, 3-5.7-11.20-22)
«Podereis VÓS ser aliado dum tribunal iníquo, que trama violências contra o direito? Investem contra a vida do justo e condenam o sangue inocente.»
O que tem a ver esta PALAVRA DE DEUS com a situação miserável em que o mundo se encontra hoje? Temos leis que vão contra o direito, condenando sangue inocente e cristãos a serem martirizados, mas muito cuidado, não seja o silêncio de DEUS uma armadilha para quem vive na iniquidade e contra o direito.
O que tem a ver esta PALAVRA DE DEUS com a situação miserável em que o mundo se encontra hoje? Temos leis que vão contra o direito, condenando sangue inocente e cristãos a serem martirizados, mas muito cuidado, não seja o silêncio de DEUS uma armadilha para quem vive na iniquidade e contra o direito.
Sem comentários:
Enviar um comentário