sexta-feira, 1 de julho de 2011

Hoje é o dia do Sagrado Coração de JESUS

Terminámos o mês do Sagrado Coração de JESUS - o mês de Junho -, e entrámos no mês do Seu preciosíssimo Sangue com que fomos redimidos:

Bendito seja o DEUS, PAI de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, que no alto do Céu nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em CRISTO. Foi assim que ELE nos escolheu em CRISTO antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis na Sua presença, no amor. É em CRISTO, pelo Seu sangue, que temos a redenção, o perdão dos pecados, em virtude da riqueza da graça do PAI. (Efésios I, 3-4.7)

Sendo hoje primeira sexta-feira do mês e o primeiro dia do mês do Preciosíssimo Sangue de JESUS - que coincidências tão boas! -, a IGREJA festeja a solenidade do Sagrado Coração de JESUS, celebrado no mundo inteiro de um modo que as coisas meramente humanas não podem fazer: celebrado a um só corpo e a uma só voz pela Santa Missa no mundo inteiro (a unidade que só JESUS CRISTO pode realizar, e que não destrói a riqueza das diferenças, as mais diversas possíveis, de pessoas e culturas, entre NÓS). E hoje é a solenidade do Sagrado Coração de JESUS não só no mundo inteiro, mas também no CÉU e no Purgatório, para louvor de DEUS. É muito mais, portanto, do que uma celebração mundial.

É em CRISTO, pelo Seu sangue, que temos a redenção, o perdão dos pecados...

Não nos esqueçamos disto, no mês do Preciosíssimo Sangue do SENHOR. Achamos bonito e louvamos o amor de uma mãe, que dá a sua vida pelo filho, de um soldado, que dá a vida pela pátria, de um bombeiro que dá a sua vida para salvar uma família inteira, etc. Se a mãe não tivesse dado a sua vida pelo filho, teria o filho perecido, mas deu. O que dizer de DEUS, que assumiu a nossa humanidade, para SE sacrificar e dar a Sua vida humana em favor de cada um de nós, da humanidade inteira? Dizem os teólogos que DEUS podia ter seguido três caminhos, a após a queda do homem:
1. Deixá-lo abandonado à sua desgraça (após uma vida miserável no mal e nas mentiras...);
2. Perdoá-lo sem satisfação adequada; e
3. Exigir-lhe satisfação plena, de acordo com a ofensa (o que, desculpem-me a expressão, estávamos tramados, já que o valor da ofensa é infinita).

O último caminho pareceu a DEUS - como está revelado -, ser mais de acordo com a Sua Justiça, Sabedoria e Misericórdia. Neste caminho, assim ensinam os teólogos, a ENCARNAÇÃO tornou-se necessária, para o FILHO DE DEUS sacrificar a Sua humanidade no mistério da REDENÇÃO, o fim da ENCARNAÇÃO. De facto, como poderíamos reparar ofensa contra DEUS de valor infinito? Assim, o vidente do Livro do Apocalipse chorava, pois ninguém conseguia abrir o livro selado, até que o Anjo de DEUS lhe disse para não chorar, que tinha vencido o leão da tribo de Judá (para referir-se a JESUS, o FILHO DO HOMEM), ELE abriria o livro da vida selado. E assim foi com a Sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Um bom início de semana! Um bom DOMINGO, o dia da RESSURREIÇÃO!

Sem comentários: