segunda-feira, 10 de setembro de 2012

05 João IV,22-24 (A verdadeira Religião)

TC 23,2 B

---   ---   ---

Vós adorais o que não conheceis, respondeu JESUS à mulher samaritana, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o PAI em espírito e verdade, e são esses adoradores que o PAI deseja. DEUS é ESPÍRITO, e os Seus adoradores devem adorá-l'O em espírito e verdade. (João IV,22-24)

Eis a verdadeira Religião, o verdadeiro DEUS e como verdadeiramente adorá-l'O, isto é, praticar a religião que, com JESUS  CRISTO, se deve escrever Religião. A salvação vem dos judeus porque foi este povo o primeiro escolhido para POVO DE DEUS e porque é daí que vem o CRISTO anunciado pela LEI e os profetas, JESUS CRISTO. Porque, redimida a humanidade, a salvação vem do CRISTO inteiro: a IGREJA (celeste - um dia será só celeste -, terrestre e no purgatório). E QUEM é DEUS e como se põe em práctica a verdadeira Religião, longe de imagens deturpadas de DEUS e dos ídolos? JESUS ensina:

Vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o PAI em espírito e verdade, e são esses adoradores que o PAI deseja. DEUS é ESPÍRITO, e os Seus adoradores devem adorá-l'O em espírito e verdade.

Costuma-se dizer: religião não entra aqui, ou, a religião não vem ao caso. Daqui se vê um mundo desorientado e irracional. Existe alguma coisa de mais essencial para o homem do que DEUS e da relação do homem com DEUS? (A resposta independe de crer ou não crer em DEUS...). Se o homem fosse racional, no seu comportamento, seria como Adão e Eva antes da queda: toda a sua vida, em tudo, na presença de DEUS. Sem DEUS, ninguém atinge o seu fim: a Religião deve estar em tudo e meter-se com tudo e com toda a vida de uma pessoa, se esta quiser ter a paz, a alegria do coração e a vida eterna. Se o mundo tivesse acolhido JESUS CRISTO, o CORDEIRO DE DEUS que tira o pecado do mundo, isto é, tira aquilo que traz a desordem e mal ao mundo, como o mundo seria outro, vivendo do REINO DE DEUS no amor, livre do jugo do espírito maligno.  O salmista diz o que é o mais importante de tudo: é ser feliz, óbvio, e que só pode acontecer quando DEUS (Religião) entrar em tudo (entra aqui, entra ali, entra acolá, entra em tudo, menos no pecado):

Mostrai-me, SENHOR, os Vossos caminhos,
    ensinai-me as Vossas veredas. 
Guiai-me na Vossa VERDADE e ensinai-me,
    porque VÓS sois DEUS, meu Salvador:
    em VÓS espero sempre. 

Caminhos, opostos aos da violência e da mentira, porque assim é DEUS.
   
Lembrai-VOS, SENHOR, das Vossas misericórdias
    e das Vossas graças que são eternas. 
Não recordeis as minhas faltas
    e os pecados da minha juventude.

O SENHOR é bom e recto: ensina o caminho aos pecadores.
Orienta os humildes na justiça e dá-lhes a conhecer os Seus caminhos.
 
Todos os caminhos do SENHOR são misericórdia e fidelidade,
    para os que guardam a Sua aliança e os Seus preceitos. 

Por amor do Vosso NOME, SENHOR,
    perdoai o meu pecado, por maior que seja. 

Quem é o homem que teme ao SENHOR?
    O SENHOR lhe ensinará o caminho que deve seguir. 
Ele viverá na felicidade
    e a sua descendência possuirá a Terra.
 
O SENHOR trata com familiaridade os que O temem
    e dá-lhes a conhecer a Sua aliança.

Os meus olhos estão sempre fixos no SENHOR,
    porque ELE livra os meus pés da armadilha.
 

A inocência e a rectidão me protejam,
    porque em VÓS pus a minha esperança.
 
(Salmo XXIV,4-15.21)

Continuação de uma boa semana - apesar do mundo estar onde está, pois tudo está nas mãos de DEUS, mal de nós, se não estivesse - e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: