domingo, 16 de setembro de 2012

08 I. N. R. I (João XIX,19-22)

TC 24,1 B
São Cornélio, Papa, e São Cipriano, Bispo, mártires, MO.

Quis colocar isto em 14 de Setembro, o dia da Exaltação da Santa CRUZ; depois, procurei colocar no dia 15, dia de Nossa Senhora das Dores, o que ainda seria apropriado, mas também não foi possível. Assim, coloco hoje, e continua apropriado colocar hoje, que neste dia de 16 de Setembro, coincide neste ano com TC 24,1 B, cujas leituras dominicais tem a ver com a CRUZ. E o mês também tem tudo a ver, é o mês da SANTA CRUZ. No Brasil também celebram como o mês da BÍBLIA, o que tem tudo a ver, como dizia São Paulo, que nada queria com as sabedorias do mundo, mas com a que vem do ALTO, e que confundirá, como está escrito, os sábios deste mundo (e suas teorias). São Paulo só queria saber apenas de CRISTO e CRISTO crucificado, donde vinha a sabedoria que difere infinitamente das sabedorias do mundo (sem DEUS (ou com ídolos como deuses)).

---   ---   ---

Pilatos redigiu também uma inscrição e a fixou por cima da CRUZ. Nela estava escrito: JESUS de Nazaré, Rei dos Judeus. Muitos dos judeus leram essa inscrição, porque JESUS foi crucificado perto da cidade e a inscrição era redigida em hebraico, em latim e em grego. Os sumos sacerdotes dos judeus disseram a Pilatos: Não escrevas: Rei dos judeus, mas sim: ESTE homem disse ser o rei dos judeus. Respondeu Pilatos: «O que escrevi, escrevi.» (João XIX,19-22)

I.N.R.I.: Todo o cristão nunca deve esquecer-se desse pormenor da CRUZ de JESUS, que em latim significa: IESUS Nazarenus Rex Iudaeorum. (JESUS de Nazaré, Rei dos Judeus).

Da Bíblia dos Capuchinhos, uma das bíblias que tenho no PC e também a que anda comigo quando vou para a rua, faz o seguinte comentário: 

O letreiro (o títulum do Direito romano) era o resumo da acta da sentença a ser enviada para os arquivos do tribunal de César; por isso já não podia ser modificada depois de ditada e executada a sentença. Estava escrito em hebraico, em latim e em grego, como era obrigatório, por serem as três línguas oficiais do Império Romano.

Foi condenado à morte por ser Rei dos Judeus... Se as informações que fui buscar sobre o hebraico e grego estão correctas, eis o que estava escrito por cima da CRUZ:

Latim: IESVS•NAZARENVS•REX•IVDÆORVM;
Hebraico: ישוע הנצרי ומלך היהודים; e
Grego: ιησους ο ναζωραιος ο βασιλευς των ιουδαιων. 


Foi condenado, sem julgamento e com a confissão de Pilatos sobre a Sua inocência, por ser o "rei dos judeus"... JESUS é muito mais do que isso, é CRISTO REI, SENHOR de todas as coisas visíveis e invisíveis.

Numa explicação que vi, de um dicionário, sobre JESUS, escreve-se o seguinte: 

Profeta judeu da galiléia que alegou ser o MESSIAS (= CRISTO) e cujos ensinamentos foram a base da Religião cristã.

Mas, se formos à SAGRADA ESCRITURA ver (= ler) o que JESUS disse de SI mesmo - e que se deveria ser levado em conta na definição -, o que está dito no dicionário sobre ser um profeta é uma mentira, pois JESUS nunca disse sequer ser um profeta, mas deixou bem claro ser DEUS e ainda disse (mais de uma vez): quem tem ouvidos para ouvir, ouça. E ainda disse: Quem crê me MIM tem a vida eterna. ETC. Dizer que JESUS foi um profeta é mentira. E JESUS não alegou nada, tudo o que dizia, como o povo reconhecia e está no EVANGELHO, era como QUEM tem autoridade e não como os escriba e fariseus, esses, sim, poderiam alegar isto ou aquilo. Tudo que JESUS dizia era com AUTORIDADE e dizia: quem tem ouvidos, oiça; quem crê em MIM tem a vida eterna. Como se vê, nada a ver com alegações, mas com a AUTORIDADE. Ninguém poderia, nem lhe passaria pela cabeça dizer isso, que é DEUS, e JESUS o disse de SI mesmo

EU sou O que sou (JAVÉ) e ainda disse aos judeus incrédulos:

Já vos disse que morrereis nos vossos pecados. De facto, se não crerdes que EU sou O que sou, morrereis nos vossos pecados.» (João VIII,24)

Quem alguma vez, dos profetas - não passam de homens - alguma vez falou coisas semelhantes, com autoridade? Parece bem claro que JESUS é infinitamente mais do que um profeta, sobre o que ELE disse de SI mesmo, portanto, o que diz o dicionário é uma mentira. No mínimo, para ser uma definição verdadeira, deveria o dicionário dizer: JESUS disse de SI mesmo ser DEUS:

EU e o PAI somos um. Quem ME vê, vê o PAI.

Quando os apóstolos pediram ao SENHOR para ensinar a rezar a DEUS, JESUS disse para rezar assim:

PAI NOSSO, etc.

EU e o PAI somos um.

Como se vê, e etc. Só apresentei alguns exemplos do que JESUS disse de SI mesmo e está na SAGRADA ESCRITURA. Nem perdi tempo com o que a SAGRADA ESCRITURA diz d'ELE e com o que o povo dizia d'ELE.

Pilatos redigiu também uma inscrição e a fixou por cima da CRUZ. Nela estava escrito: JESUS de Nazaré, Rei dos Judeus. Muitos dos judeus leram essa inscrição, porque JESUS foi crucificado perto da cidade e a inscrição era redigida em hebraico, em latim e em grego. Os sumos sacerdotes dos judeus disseram a Pilatos: Não escrevas: Rei dos judeus, mas sim: ESTE homem disse ser o rei dos judeus. Respondeu Pilatos: «O que escrevi, escrevi.» (João XIX,19-22)


I. N. R. I.: Qual o seu significado, que ultrapassa infinitamente, Rei dos Judeus? Pela Santa CRUZ, tudo se renovou, a CRIAÇÃO inteira foi recriada e elevada a uma dignidade superior à original:

Assim na Terra, como no CÉU,

é o pedido que se faz, que isso, que já se realizou com a RESSURREIÇÃO, tenha o pleno cumprimento no Juízo Final. O quê?

Santificado seja o Vosso NOME, venha a nós o Vosso REINO. Livrai-nos do Mal. Amen!

Este REINO DE DEUS não terá fim, assim disse o Arcanjo São Gabriel à Virgem MARIA, sobre JESUS, o REINO DE DEUS, um REINO eterno, ao contrários dos reinos deste mundo, todos passageiros (também os profetas de JESUS, como Daniel, falam disso mesmo):

Será grande e vai chamar-SE FILHO DO ALTÍSSIMO. O SENHOR DEUS vai dar-LHE o trono de Seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o Seu reinado não terá fim. (Lucas I,32-33)

O Seu reinado não terá fim.

O SENHOR frustrou os planos dos pagãos, fez malograr os projectos dos povos. O plano do SENHOR permanece eternamente e os desígnios do Seu coração para sempre. (Salmo XXXII,10)

Na mãe de todas as missas, a VIGÍLIA PASCAL, cantamos:
 
Feliz culpa que mereceu semelhante REDENTOR.

DEUS permitiu o mal acontecer, a queda de Adão e Eva (a queda de humanidade) para dar um bem superior ao original, nova terra e novos céus; no homem, um corpo transfigurado para a sua alma. Satanás disse que seríamos como DEUS, ao conhecer o bem e o mal. É falta de juízo quem o escuta, o pai da mentira. Realmente, passámos a conhecer uma coisa que não conhecíamos, o mal: dor, sofrimentos, doença, velhice, morte, crises, mentiras, crime (geração de Caim), etc. Antes, só conhecíamos o bem. E ninguém se tornou DEUS, porque isso é impossível. Pelo contrário, aquilo que havia de imagem e semelhança de DEUS no homem, se perdeu ou degradou, podemos ver a degradação, por exemplo, hoje mesmo, neste tempo de trevas espessas, a que ponto pode uma pessoa viciada no pecado chegar. Ninguém, relativo às misérias e dores do mundo no pecado diga: desta água não beberei. Se eu, por exemplo, não bebo, dou graças a DEUS. É a salvação de JESUS em mim que faz a diferença e permite que seja livre. Mas JESUS recuperou o que perdemos e é tão generoso, DEUS é tão bom, que ainda nos deu mais do que tínhamos originalmente...

I. N. R. I.: Não podendo ser DEUS, o que é óbvio, DEUS nos fez, graças à Santa CRUZ do Seu FILHO Unigénito, JESUS CRISTO, Seus filhos. Pelo baptismo (ou iluminação) uma pessoa se torna filha de DEUS. Tudo foi RECRIADO pela Santa CRUZ, sendo o sinal da Santa CRUZ o único sinal de salvação deste mundo.

Pelo sinal da Santa CRUZ,
livre-nos DEUS, NOSSO SENHOR,
dos nossos inimigos:

Em NOME do PAI,
e do FILHO,
e do ESPIRITO SANTO.

Amen!

A CRIAÇÃO aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de DEUS. Pois a CRIAÇÃO foi sujeita à vaidade (não voluntariamente, mas por vontade d'AQUELE QUE a sujeitou), todavia com a esperança de ser também ela libertada do cativeiro da corrupção, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de DEUS. Pois sabemos que toda a CRIAÇÃO geme e sofre como que dores de parto até o presente dia. Não só ela, mas também nós, que temos as primícias do ESPÍRITO, gememos em nós mesmos, aguardando a adopção, a redenção do nosso corpo. (Romanos VIII,19-23)

Muito cuidado com as falsificações! Existem por aí muitas cruzes que nada têm a ver com a CRUZ DE CRISTO. Essas cruzes são venenosas como as serpentes do deserto, cruzes do pecado e da morte. A Santa CRUZ é a cruz luminosa que cura e salva pelo amor sem medidas de um DEUS feito HOMEM - mistério de FÉ! Quem tem ouvidos que oiça! -, que SE deixou pregar na CRUZ:

O povo foi ter com Moisés e disse-lhe: «Pecámos ao protestarmos contra o SENHOR e contra ti. Intercede junto do SENHOR para que afaste de nós as serpentes.» (das nossas maldades...) E Moisés intercedeu pelo povo. O SENHOR disse a Moisés: «Faz para ti uma SERPENTE ABRASADORA e coloca-A num poste (CRUZ). Sucederá que todo aquele que tiver sido mordido, se olhar para ela, ficará vivo.» Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e fixou-a sobre um poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, vivia. (Número XXI,7-9)

A intercessão de Moisés é apenas uma figura da intercessão do único Mediador de Salvação entre DEUS e os homens, JESUS CRISTO. DEUS levava em conta e atendia à mediação de Moisés, graças aos merecimentos futuros do Seu FILHO humanado que pela Santa CRUZ nos remiu:

I.N.R.I.: Agora é o julgamento deste mundo; agora é que o dominador deste mundo (e o seu reino de trevas) vai ser lançado fora. E EU, quando for erguido da terra, atrairei todos a MIM.» (João XII,31-32)

Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas EU preciso de as trazer e hão-de ouvir a Minha VOZ; e haverá um só rebanho e um só pastor. É por isto que Meu PAI ME tem amor: por EU oferecer a Minha vida, para a retomar depois. Ninguém M'a tira, mas sou EU que a ofereço livremente. Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de Meu PAI. (João X,16-18)

Se alguém quiser vir coMIGO, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-ME. Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por Minha causa, há-de encontrá-la. (Mateus XVI,24-25)

SERPENTE DE BRONZE (I. N. R. I.): Quando fôr elevado... Como é diferente a GlÓRIA DE DEUS, comparada com as fúteis e passageiras glórias do mundo. Buscam-se vaidades, enquanto a GLÓRIA DE DEUS é a salvação do homem, curá-lo (mente e corpo, homem inteiro - coração humano (um coração de carne no lugar do coração de pedra)) e salvá-l'O. O REINO DE DEUS é dom gratuito e serviço gratuito. Como são diferentes os pensamentos e caminhos de DEUS dos nossos:

Buscai o SENHOR, enquanto se pode encontrar; invocai-O, enquanto está perto. Deixe o ímpio os seus caminhos, e o criminoso os seus projectos. Volte-se para o SENHOR, que terá piedade dele, para o nosso DEUS, que é generoso em perdoar. Os Meus planos não são os vossos planos, os vossos caminhos não são os Meus caminhos - oráculo do senhor. Tanto quanto os céus estão acima da Terra, assim os Meus caminhos são mais altos que os vossos, e os Meus planos, mais altos que os vossos planos. Assim como a chuva e a neve descem do céu, e não voltam mais para lá, senão depois de empapar a terra, de a fecundar e fazer germinar, para que dê semente ao semeador e pão para comer, o mesmo sucede à PALAVRA que sai da Minha boca: não voltará para MIM vazia, sem ter realizado a Minha VONTADE e sem cumprir a sua missão. (Isaías LV,6-11)

Ninguém tirou a vida do SENHOR, foi ELE que deu a Sua vida humana, assumida na ENCARNAÇÃO, para a sacrificar em nosso favor: pela Santa CRUZ foi redimido o mundo inteiro; deu-A para recuperá-l'A na RESSURREIÇÃO. Quem crê em JESUS, mesmo que tenha perdido a vida, pelo pecado, a recupera. Olhando para a SERPENTE ABRASADORA, fica curado de todo o veneno e mentira do pecado, que oferece alegrias vazias, gozos vazios e tristeza do coração, solidão.

Iesus Nazarenus, Rex Iudaeorum - I.N.R.I. - nalgumas línguas, acreditando que o tradutor traduziu bem:

Alemão: Jesus von Nazareth, König der Juden (J.N.K.J.)
Árabe: يسوع الناصري، ملك اليهود (?)
Chinês: 拿撒勒人耶穌,猶太人的王。 (?)
Croata (onde aparece a RAINHA DA PAZ): Isus iz Nazareta, Kralj Židova (I.N.K.Z.)
Espanhol: Jesús de Nazaret, Rey de los Judios (J.N.R.J.)
Francês: Jésus de Nazareth, Roi des Juifs (J.N.R.J.)
Inglês: JESUS of Nazareth, King of the Jews (J.N.K.J.)
Italiano: Gesù di Nazaret, Re dei Giudei (G.N.R.G.)
Japonês: ナザレのイエス、ユダヤ人の王 (?)
Polonês: Jezus z Nazaretu, Król Żydowski (J.N.K.Z.)
Português: JESUS de Nazaré, Rei dos Judeus (J.N.R.J.)
Russo: Иисус-де-Назаре, Рей-дус-Judeus (И.H.P.J.) 

Um bom DOMINGO e boa semana! O DOMINGO, além de ser o principal dia de trabalho do sacerdotes, celebrando a EUCARISTIA DOMINICAL, é também o dia mais útil da semana, daí, também o primeiro dia útil da semana (e não, segunda-feira..., mais uma mentira), porque, sem DEUS, nada podemos. Com ciência ou sem ciência, com democracia ou sem democracia, com Estado social ou sem Estado social: sem DEUS, nada podemos. Até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: