terça-feira, 2 de outubro de 2012

01 Santos Anjos da Guarda

TC 26,3 B
Santos Anjos da Guarda, MO.

***   ***   ***

As duas imagens do Anjo da Guarda que apresento são santinhos que obtive na Ordem dos Cónegos Regrantes da Santa Cruz, onde se encontra, segundo ouvi, a única igreja em Portugal dedicada ao Anjo de Portugal (é o Anjo da Paz...), que é o Anjo da Guarda deste país.
O nosso Anjo da Guarda nos ensina, a todos nós que, nesta vida, em que somos crianças na vida espiritual - só no CÉU se alcança a maturidade espiritual plena -, como se deve ler as SAGRADAS ESCRITURAS, na humildade e oração, para o ESPÍRITO SANTO actuar, e como levar a nossa cruz no amor, pois, enquanto houver pecado no mundo, nosso e dos outros, haverá sempre a cruz. Não sei se é essa a intenção do autor deste ícone: P. Theodore Jurewisz.

A IGREJA, a única que recebeu o dom de DEUS de interpretar correctamente a SAGRADA ESCRITURA e proteger o depósito da FÉ, nos ensina a oração mais tradicional ao Santo Anjo da Guarda:

Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso guardador.
pois a ti me confiou a piedade divina:

Hoje e sempre me governa,
rege,
guarda e
ilumina.

Amen!


Como se sabe, os anjos pertencem à realidade invisível, dizemos logo no início do CREDO:

Creio em um só DEUS,
PAI todo-poderoso,
CRIADOR do CÉU e da terra,
de todas as coisas visiveis e invisíveis.


A realidade invisível não tem nada a ver com átomos, com energia e outras coisas da realidade visível, a material... Como ensina e lembra o beato João Paulo II, nalgumas das catequeses das quartas-feiras sobre anjos e demónios

(os anjos que preferiram a vida eterna sem DEUS ou, o que é o mesmo, como se DEUS não existisse, mas que eles sabem muito bem que existe: a sua fé, apesar de morta - as suas obras são obras de morte e trevas -, sendo muito mais inteligentes do que nós, é sólida...),

teria que suprimir um enorme pedaço da SAGRADA ESCRITURA, onde se fala deles. Que mutilação teria que ser feita! Embora o centro da REVELAÇÃO seja JESUS CRISTO e os dois mistérios centrais da nossa FÉ sejam o da SANTÍSSIMA TRINDADE e o da RESSURREIÇÃO DE JESUS, intimamente ligados ao mistério da ENCARNAÇÃO (revelou o primeiro e a finalidade era o segundo), não se pode fazer de conta que nada se fala de Anjos, como pessoas angélicas. O próprio JESUS falou muitas vezes deles. E, em particular, dos anjos da guarda dos mais pequenos e inocentes, testemunhas, diante de DEUS, de todo o mal e escândalo que possam causar contra eles, no mundo: fez séria advertência:

Os discípulos aproximaram-se de JESUS e perguntaram-LHE: Quem é o maior no REINO DOS CÉUS? JESUS chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse: «Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no REINO DOS CÉUS. Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no REINO DOS CÉUS. E o que recebe em Meu NOME a um menino como este, é a MIM que recebe. Mas, se alguém fizer cair em pecado um destes pequenos que crêem em MIM, melhor fora que lhe atassem ao pescoço a mó de um moinho e o lançassem no fundo do mar. Ai do mundo por causa dos escândalos! Eles são inevitáveis, mas ai do homem que os causa! Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque EU vos digo que seus Anjos no CÉU contemplam sem cessar a face de Meu PAI que está nos céus. A vontade de vosso PAI celeste é que não se perca um só destes pequeninos. (Mateus XVIII,1-7.10.14) (Da Bíblia Avé Maria)

Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque EU vos digo que seus Anjos no CÉU contemplam sem cessar a face de Meu PAI que está nos céus.

Uma segunda imagem do Anjo da Guarda faz-me lembrar JESUS o BOM PASTOR, que procura a ovelha perdida. Não sei se foi essa a intenção do autor deste ícone. Não vou colocar o nome do autor, para não perder tempo a procurar o santinho - o autor não se incomoda, agradece a DEUS dar-lhe esses dons para exprimir em imagens a beleza do CÉU, um pequenino sinal do CÉU, que pertence à realidade ainda invisível ao homem -, mas se alguém, ou eu mesmo, mais tarde, quiser acrescentar num comentário, agradeço (ou a mim mesmo, se fôr eu a comentar). Acredito que ele pensava no JESUS BOM PASTOR, já que os Santo Anjos colaboram com ELE nesse sentido:
E, levando em conta a oração tradicional da IGREJA, a SAGRADA ESCRITURA e os pedidos da RAINHA DA PAZ nas Suas mensagens, além da consagração que fiz a JESUS por MARIA, como ensina São Luís Maria Grignion de Montfort - peço perdão pelas minhas infidelidades, relativo a isso! -, fiz esta oração ao meu Anjo da Guarda:

Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso guardador e mui fiel AMIGO,
a vós me confiou a piedade divina.

Decido-me livre e conscientemente por DEUS,
contra Satanás,
ó meu bom Anjo da Guarda.
Ficai, pois, à vontade comigo
e obrigado por tudo.

Ajudai-me a viver a minha consagração
a JESUS por MARIA (Trecho para quem fez essa consagração);
a consagrar todo o meu tempo a DEUS,
como Seu filho,
através da oração do coração;
a crescer no AMOR DE DEUS,
aceitando com mansidão e humildade
a Sua Santa VONTADE.

Amen!
 

Até já, se DEUS quiser!

Sem comentários: