TQ 3,2 C (Salt.: sem III)
Segunda-Feira da semana 3 do Tempo da Quaresma.
ANUNCIAÇÃO DO SENHOR, sol
 |
É uma festa do SENHOR, mas que precisou do «SIM» de MARIA, para acontecer. É a festa de MARIA, não só por ser festa do SENHOR, assim devem todas as festas do SENHOR, festas nossas, mas porque precisou do «SIM» de MARIA. |
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está a PALAVRA DE DEUS (VERBUM DOMINI) que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):
AQUI, letra P (PALAVRA DE DEUS).
*** *** ***
Naquele tempo, JESUS, cheio do ESPÍRITO SANTO, retirou-SE das margens do Jordão. Durante quarenta dias, esteve no deserto, conduzido pelo ESPÍRITO,
e foi tentado pelo Diabo. Nesses dias não comeu nada e, passado esse tempo, sentiu fome.
O Diabo disse-LHE:
«Se és FILHO DE DEUS, manda a esta pedra que se transforme em pão».
JESUS respondeu-lhe:
«Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem’».
O Diabo levou-O a um lugar alto e mostrou-LHE num instante todos os reinos da Terra e disse-LHE:
«Eu TE darei todo este poder e a glória destes reinos, porque me foram confiados e os dou a quem eu quiser. Se TE prostrares diante de mim, tudo será teu».
JESUS respondeu-lhe:
«Está escrito: ‘Ao SENHOR teu DEUS adorarás, só a ELE prestarás culto’».
Então o Diabo levou-O a Jerusalém, colocou-O sobre o pináculo do Templo
e disse-LHE:
«Se és FILHO DE DEUS, atira-TE daqui abaixo, porque está escrito: ‘ELE dará ordens aos Seus Anjos a Teu respeito, para que TE guardem’; e ainda: ‘Na palma das mãos TE levarão, para que não tropeces em alguma pedra’».
JESUS respondeu-lhe:
«Está mandado: ‘Não tentarás o SENHOR teu DEUS’».
Então o Diabo, tendo terminado toda a espécie de tentação, retirou-se da presença de JESUS, até certo tempo.
(Lucas IV, 1-13)
Este foi o EVANGELHO lido no primeiro DOMINGO do Tempo da Quaresma, Ano C, o ano em que nos encontramos pelo calendário litúrgico, que possui um ciclo de 3 em 3 anos. Resume todo tipo de tentação (de mentira) a que podemos estar expostos diante do Mentiroso: promete falsos paraísos a troco da perdição eterna. O seus "favores" são perdição, mais tarde ou mais cedo se vai vendo.
PRIMEIRA TENTAÇÃO:
O Diabo disse-LHE:
«Se és FILHO DE DEUS, manda a esta pedra que se transforme em pão».
JESUS respondeu-lhe:
«Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem’».
Esta é a tentação do materialismo. Como destrói um povo inteiro, uma nação, uma sociedade! É a que atinge a maior parte das pessoas, no mundo, que se deixam enganar pelo pai da mentira, príncipe deste mundo.
«Se és FILHO DE DEUS, manda a esta pedra que se transforme em pão».
Pelo nosso baptismo, somos filhos de DEUS, mas não precisamos de provar nada a ninguém, nem nos preocuparmos doentiamente com as coisas deste mundo, a ponto de vivermos como se DEUS não existisse.
Sabereis estar no recto caminho quando com o corpo estais na Terra, mas com a alma sempre com DEUS.
Devemos viver como filhos de DEUS PAI. DEUS sabe que também precisamos desses bens menores, o nosso corpo humano, ainda material, precisa deles. Não precisamos de pedir coisas milagrosas a DEUS PAI:
«Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem’».
O pão (para o corpo) também é importante, mas se ficamos só no pão
- o erro do materialismo com o seus falsos conceitos de qualidade de vida, como se o homem sem DEUS pudesse ter alguma qualidade de vida, não tivesse antes mentira de vida, e se vê na miséria de vida e de vida vazia -,
que miséria de vida! Que insensatez, pois, sem DEUS, o homem não atingirá o seu fim, mas a perdição eterna. E, mesmo nesta vida - miserável, comparada à que DEUS quer oferecer, quer oferecer, mas respeita a liberdade que nos deu, que deu às criaturas inteligentes -, vivendo o materialismo, que miséria de vida! Pois é isso mesmo que é a nossa vida, quando expulsamos DEUS da nossa vida e do nosso coração. Nenhuma riqueza deste mundo nos livrará disso, dessa miséria; nenhuma saúde do corpo - dom de DEUS, não esquecer - nos livrará da miséria e do vazio, quando a saúde da alma vai mal.
DEUS pode transformar as pedras em pão, mas não costuma fazer isso, o exibicionismo é próprio do príncipe deste mundo.
«Não vos preocupeis, dizendo: ‘Que comeremos, que beberemos, ou que vestiremos?’ Os pagãos (o materialismo), esses sim, afadigam-se com tais coisas; porém, o vosso PAI CELESTE bem sabe que tendes necessidade de tudo isso. Procurai primeiro o REINO DE DEUS e a Sua JUSTIÇA (a Sua SALVAÇÃO), e tudo o mais se vos dará por acréscimo.»
(Mateus VI, 31-33)
«Nem só de pão (que também é importante) vive o homem.»
«Mas de toda a palavra que sai da boca de DEUS.» (O mais importante de tudo)
(Mateus IV, 4b)
Quando pedimos a DEUS PAI, como JESUS nos ensinou:
«O pão nosso de cada dia nos dai hoje»,
já está incluído tudo que precisamos para o corpo e, mais importante, para a alma. É todo tipo de alimento, nesse pão, alimento para o corpo e alimento para a alma. Pedimos para hoje, confiamos a DEUS o amanhã, quando de novo pedirmos esse pão.
Quando
- também os cristãos que perderam a FÉ ou estão adoentados devido à falta de conversão, não amam CRISTO acima de todas as coisas -,
vivemos (a mentira d) o materialismo, morrer é sempre tragédia... Mas tragédia será se, na morte, perdeu DEUS, esta é a única verdadeira (real) tragédia, e o materialismo põe as pessoas nesse perigo. Se foi para o Purgatório ou para o CÉU, é motivo para festejar - não há tragédia! -, pois, todos nós, um dia, também morreremos, e só não será tragédia - agora, tragédia real -, se não perdermos DEUS. Como não sabemos qual o destino do homem, após a sua morte, o mais importante é rezar por ele. Discursos? Louvores? Isso pode servir para nós, os que ficaram, mas não para quem fez a passagem; este, precisa de orações.
O materialismo é a tentação mais comum para levar o homem à perdição, levar o homem a não pensar nem desejar DEUS - a perder a fé em JESUS CRISTO... -, a levar o homem à mentira da autonomia, à mentira bem tola de dizer que não precisa de DEUS, ou até ridiculamente dizendo que ele, com todas as suas imperfeições, é deus.
Imitemos JESUS:
«Chega a hora - e é já - em que os verdadeiros adoradores hão-de adorar o PAI em espírito e verdade, pois são assim os adoradores que o PAI pretende. DEUS é espírito; por isso, os que O adoram devem adorá-l'O em espírito e verdade. (...) O Meu alimento é fazer a vontade d'AQUELE que ME enviou e consumar a Sua obra.»
(João IV, 23-24.34)
Obra de salvação realizada com a Sua RESSURREIÇÃO, que alcançará a sua plenitude no Juízo Final.
SEGUNDA TENTAÇÃO:
O Diabo levou-O a um lugar alto e mostrou-LHE num instante todos os reinos da Terra e disse-LHE:
«EU TE darei todo este poder e a glória destes reinos, porque me foram confiados e os dou a quem eu quiser. Se TE prostrares diante de mim, tudo será teu».
JESUS respondeu-lhe:
«Está escrito: ‘Ao SENHOR teu DEUS adorarás, só a ELE prestarás culto’».
Em Mateus, esta é a terceira tentação, e a terceira em Lucas, a segunda descrita em Mateus. Isso não tem importância nenhuma! JESUS contou muitas coisas aos apóstolos. Ensinou muitas coisas aos Seus discípulos e ainda não tinham recebido o ESPÍRITO SANTO. Mas deu a garantia do ESPÍRITO SANTO, que viria após a Sua glorificação (glorificação da humanidade n'ELE, ELE é DEUS), de que nada se perderá, do que é o relevante, e que a IGREJA crescerá no entendimento dessas coisas ao longo dos séculos, pela acção do ESPÍRITO SANTO. Quando JESUS contou aos apóstolos sobre estas tentações, Mateus colocou esta tentação como a terceira, mas o relevante é o que ela significa e não a ordem. Embora a ordem colocada por São Lucas parece-me mais relevante no sentido que a última tentação aplica-se de modo particular aos membros da IGREJA.
Todas as tentações são nojentas, mas esta então é um abuso de nojo. Adorar quem?! Só a DEUS se deve adorar. Se deve: o homem é livre até para se contentar com ídolos que nada podem, não passam de coisas, criaturas. O homem é livre e DEUS respeita essa liberdade, mas adorar coisas no lugar de DEUS, endeusá-las, terá as suas consequências... Vemos muito disso, dessas consequências, neste mundo actual. Quantas pessoas profundamente doentes!
Mas aqui também está presente algo de mais grave: vender a própria alma ao Diabo, insensatez das insensatezes! O Diabo promete riquezas e poder e fama a troco da perdição eterna. Quando DEUS quer que tenhamos poder ou riqueza ou até fama, não fomos nós que procurámos isso, nem precisamos, nem desejamos isso, é DEUS que quer, é para o bem nosso e de todos, DEUS dá a GRAÇA de não nos corrompermos com esses dons Seus, que envolvem muita responsabilidade, faremos bom uso deles. Era preciso o mundo estar voltado para DEUS, para isso acontecer. Quando é o Diabo que promete tais coisas, perversão! Mesmo porque só, e somente só, somente, se adora a DEUS.
Ele é um mentiroso - toda a tentação é uma mentira -, nada lhe pertence:
«EU TE darei todo este poder e a glória destes reinos, porque me foram confiados e os dou a quem eu quiser. Se TE prostrares diante de mim, tudo será teu».
Mentira! Nada pertence ao príncipe deste mundo, tudo pertence a DEUS CRIADOR, mas, por causa do mau uso da liberdade humana, iniciada com o mistério do pecado original
- como ensina o Papa emérito Bento XVI, não sabemos o que é, não podemos compreender, mas podemos ver os seus efeitos em nós e no mundo (aliás e a propósito, também é assim na Ciência que DEUS deu ao homem, não se pode compreender o que é a vida, por exemplo, apenas se pode apreender os seus efeitos (o fenómeno da coisa) e descobrir as leis associadas ao mistério da vida, aqui, falo da vida biológica como exemplo) -,
este mundo ficou sob o domínio de Satanás, mas isso não será assim no Juízo Final, quando JESUS vier libertar todas as coisas do seu domínio perverso. Nada pertence ao príncipe deste mundo, mas é verdade que este mundo, devido ao pecado, está sob o domínio do espírito do Mal até JESUS nos libertar dele.
Vale a pena vender a alma a troco de riquezas e glórias passageiras, correndo grave risco de perder o verdadeiro bem, que é DEUS?
«Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e arruinar a sua própria vida?»
(Marcos VIII, 36)
TERCEIRA TENTAÇÃO:
Então o Diabo levou-O a Jerusalém, colocou-O sobre o pináculo do Templo
e disse-LHE:
«Se és FILHO DE DEUS, atira-TE daqui abaixo, porque está escrito: ‘ELE dará ordens aos Seus Anjos a Teu respeito, para que TE guardem’; e ainda: ‘Na palma das mãos TE levarão, para que não tropeces em alguma pedra’».
JESUS respondeu-lhe:
«Está mandado: ‘Não tentarás o SENHOR teu DEUS’». (Deuteronómio VI, 16)
O Diabo evoca o salmo noventa, versículos 11 e 12, mas deturpando tudo, nenhum espanto!
«ELE dará ordens aos Seus Anjos a Teu respeito, para que TE guardem.»
É verdade! Todos os que confiam em DEUS e não, nas coisas, tornadas ídolos, terão a proteção que só DEUS pode dar. Isso não significa que podemos abusar de DEUS e praticar loucuras, como lançarmo-nos de um precipício abaixo. Este tipo de suicídio - foi a sugestão de Satanás aqui... -, é um suicídio para o precipício da perdição eterna. É mesmo malandro o Tentador!
O que o salmo nos diz é que DEUS nos guarda, até, se fôr da Sua VONTADE, salva-nos de alguém nos empurrar por um precipício abaixo, não, de nos lançarmos nós mesmos no precipício, pois DEUS não vai interferir na nossa liberdade. Não isso que diz a PALAVRA DE DEUS. Quando tentaram fazer isso com JESUS, na Sua vida pública, quando estava na sinagoga de Nazaré, não conseguiram porque não era a Sua hora, nem seria assim, mas na CRUZ.
Coloquemo-nos nas mãos de DEUS e só nas mãos de DEUS. Mas isso não significa que podemos cometer o pecado de abusar da Sua proteção e bênção:
«Está mandado (ordenado, Mandamento): ‘Não tentarás o SENHOR teu DEUS’».
Somos livres, mas depois teremos as consequências do mau uso da nossa liberdade. A terceira tentação é a de abusarmos da bondade de DEUS, que nos protege. JESUS ensinou-nos a sermos simples como as pombas, mas prudentes como as serpentes. Não nos disse para sermos imprudentes.
O Diabo bem que procura levar o homem ao suicídio, pois foi isso que ele praticou ao desobedecer a DEUS. E agora convida o homem ao mesmo.
Esta tentação - dirigida de modo particular aos membros da IGREJA, aos baptizados, aos discípulos de CRISTO - mostra o perigo da interpretação da PALAVRA DE DEUS à letra, sem o contexto e a visão geral das ESCRITURAS, como se pode deturpar a MENSAGEM DE DEUS... E o Diabo faz isso mesmo, aqui, para nos enganar, confundir, para nossa perdição, porque DEUS não disse para nos matarmos (suicídio) ou colocarmos em risco a nossa vida, não havendo razão para isso, mas para vivermos a GRAÇA, que nos protege, na humildade.
Não há hoje - como no passado - muitos (cristãos) que caíram nessa tentação, de deturparem a PALAVRA DE DEUS? Afastaram-se da IGREJA e do seu magistério, onde está a interpretação correcta da SAGRADA ESCRITURA sem erros, garantida pelo ESPÍRITO SANTO, para interpretar o que DEUS não disse, porque está tudo deturpado à sua maneira ou conveniência? Fazendo o mesmo que o Diabo faz nesta terceira tentação.
Nessa deturpação da MENSAGEM DE DEUS, não se toma consciência que foi o Tentador mesmo que inspirou esse erro para nos enganar. Por detrás de tudo isso, está o pecado da desobediência, o pecado da soberba.
Se amamos o SENHOR acima de todas as coisas - mesmo que tantas vezes falhemos nesse desejo... e logo LHE pedimos perdão -, as Suas palavras, como ELE Mesmo o disse, estarão em nós, e, pelo ESPÍRITO DO SENHOR, não nos deixaremos nos enganar nunca pelas armadilhas do Maligno, nem por quem deturpa a SAGRADA ESCRITURA para se ajustar ao mundo e às suas teorias ofensivas a DEUS.
O próprio JESUS também garantiu isso, que hão-de vir tempos em que se procurará levar as pessoas ao erro através de mentiras, algumas até tolas... Estaremos nesse tempo? Mas, como disse JESUS, isso será impossível aos fiéis ao SENHOR, mesmo porque, pelo ESPÍRITO DO PAI confundirão todos os que os procurarem enganá-los.
E assim, JESUS confundiu o Mentiroso: não tentar o SENHOR DEUS, também teu DEUS, diz o SENHOR, mesmo que tenhas optado contra ELE, teu DEUS.
RESUMINDO:
Cair na primeira tentação é cair no monstruoso e vazio materialismo, no paraíso terrestre, com os seus falsos conceitos de qualidade de vida, qualidade vazia. Paraíso terrestre que demora a chegar e nunca chega, porque toda a Torre de Babel, fruto da soberba que pensa que pode dispensar DEUS, está destinada a desabar. A própria natureza, que só obedece ao CRIADOR, às leis nela impostas pelo CRIADOR, encarregar-se-á, mais tarde ou mais cedo, de fazer a Torre de Babel desabar.
Cair na segunda tentação é a idolatria, outros deuses no lugar de DEUS para adoração, que pode levar ao ponto de vender a alma ao Diabo a troco de riquezas, poder, fama, coisas que pouco valem comparadas ao que DEUS quer oferecer ao homem no verdadeiro paraíso, o CÉU, e que vão passar, vão desaparecer.
Cair na terceira tentação - e JESUS avisa de modo especial aos membros da IGREJA... - é pensar que podemos abusar da proteção de DEUS para provar alguma coisa. Na fidelidade a JESUS e à Sua PALAVRA, correctamente ensinada pelo magistério da IGREJA, o nosso testemunho falará por si, sem precisar de provar nada.
Nunca se conversa com o Tentador, mas a nossa vitória está na PALAVRA DE DEUS. Em CRISTO, no Seu CORPO MÍSTICO, somos filhos de DEUS. Não precisamos de provar nada, mas de ter a PALAVRA DE DEUS no nosso coração, no nosso pensamento, na nossa boca:
«Se és filho de DEUS, manda a esta pedra que se transforme em pão».
«Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem’».
«Eu te darei todo este poder e a glória destes reinos (...) se te prostrares diante de mim, tudo será teu».
«Está escrito: ‘Ao SENHOR teu DEUS adorarás, só a ELE prestarás culto’».
«Se és filho de DEUS, atira-te daqui abaixo, porque está escrito: ‘ELE dará ordens aos Seus Anjos a teu respeito, para que te guardem’; e ainda: ‘Na palma das mãos te levarão, para que não tropeces em alguma pedra’».
«Está mandado: ‘Não tentarás o SENHOR teu DEUS’».
Uma boa segunda-feira, o segundo dia da semana, e até logo ou amanhã, se DEUS quiser! Hoje, se DEUS quiser, há mais uma mensagem da RAINHA DA PAZ, mas não sei quando poderei traduzi-la e publicá-la por causa doutros compromissos.