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Sexta-Feira depois das Cinzas
São João de DEUS, religioso, mo.
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Patrono dos hospitais |
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está a PALAVRA DE DEUS (VERBUM DOMINI) que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e ganharmos a VIDA ETERNA.
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Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):
AQUI, letra P (PALAVRA DE DEUS).
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Erguendo os olhos para os discípulos, disse JESUS:
- Bem-aventurados vós, os pobres, porque é vosso o REINO DE DEUS.
- Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados.
- Bem-aventurados vós que agora chorais, porque haveis de rir.
- Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, quando vos rejeitarem e insultarem e proscreverem o vosso nome como infame, por causa do Filho do homem.
Alegrai-vos e exultai nesse dia, porque é grande no CÉU a vossa recompensa. Era assim que os seus antepassados tratavam os profetas.
- Mas ai de vós, os ricos, porque já recebestes a vossa consolação.
- Ai de vós, que agora estais saciados, porque haveis de ter fome.
- Ai de vós que rides agora, porque haveis de entristecer-vos e chorar.
- Ai de vós quando todos os homens vos elogiarem.
Era assim que os seus antepassados tratavam os falsos profetas.
(Lucas VI, 20-26)
- Bem-aventurados vós, os pobres, porque é vosso o REINO DE DEUS.
- Mas ai de vós, os ricos, porque já recebestes a vossa consolação.
Eu considero, ao contrário do que dizem outras pessoas sobre esta passagem, que «pobres» em Lucas tem o mesmo significado de «pobres em espírito» em Mateus. A mensagem é a mesma, a do Sermão da Montanha. Claro, JESUS deve ter mencionado mais de uma vez essas bem-aventuranças, e não iria dizer coisa diferente. Nem seria racional: JESUS ama a todos, independente das riquezas materiais, veio para salvar todos, teve até amigos, grandes amigos, muito amados pelo SENHOR, com poder e posses materiais.
Tanto uma pessoa rica em bens materiais, quanto pobre desses bens, pode praticar a injustiça - todo pecado é uma injustiça -, ambos são pobres espiritualmente. JESUS adverte, porque deseja salvar a todos sem distinção. Tal como, numa central eléctrica, há o aviso de perigo, para a pessoa manter-se distante do local.
A pobreza evangélica não tem nada a ver com a pobreza de bens materiais. Os bens materiais, que vem da natureza, são dons de DEUS para todos, e se alguém tem carência deles, há uma injustiça. Se roubar alimento porque morre de fome, para os homens, roubou, mas para DEUS, que é o que vale, acima de todas as coisas, não roubou, apenas valeu-se dos seus direitos.
Se possui o REINO DOS CÉUS, possui riquezas espirituais, que são muito superiores a qualquer riqueza material: o pobre em espírito é riquíssimo daqueles bens espirituais, superiores a qualquer bem materiais. Mas estes, DEUS, respeitando a nossa liberdade, só dá a quem O busca, mesmo porque são necessários para quem O busca.
Há quem possa ter muitos bens materiais, dinheiro, e só miséria espiritual, assim como quem é pobre - relativo aos bens materiais -, mas riquíssimo espiritualmente.
E também pode haver ricos, nesse sentido materialista, mas pobres em espírito, no sentido evangélico, porque só adoram a DEUS, no lugar de ídolos, agradecem a DEUS o que possuem, mas a sua esperança e confiança está em DEUS somente.
Procuram, diante de DEUS (oração), pedir a Sua bênção e a GRAÇA de poderem fazer bom uso dos bens (materiais e espirituais) que possuem, para benefício próprio e do próximo. E isto é ser racional...
Vivemos numa sociedade onde abunda a incoerência, o irracional, porque nada é mais importante para o homem do que a Religião, o resto é secundário.
Assim como pode haver ricos materialmente, mas pobres em espírito, também pode haver pobres, no sentido materialista, que não são pobres em espírito: não têm dinheiro, mas só sonham em tê-lo, o seu deus, a busca da sua segurança, a ponto de viverem como se DEUS não existisse. Convidados a se abrirem a DEUS, através do Sacramento da Reconciliação ou, se não foram, a serem baptizados, não querem. Só pensam nas coisas deste mundo. É legítimo pensarmos nas coisas deste mundo, mas se o fim não é DEUS - e o mundo actual criminosamente, até nas escolas e em desenhos animados, ensinam crianças e adultos a não pensarem em DEUS -, é tudo insensatez e vaidade, diz a SAGRADA ESCRITURA.
O pobre do EVANGELHO é o homem e a mulher que não tem a sua confiança, nem em si mesmo, nem nos bens que possui, em criatura alguma, mas só em DEUS. São humildes e desconfiam de si mesmos, mas contam sempre com DEUS, em tudo, para fazerem sempre o que devem fazer. Contam sempre também com a MÃE DO CÉU, sua MÃE, nesse mesmo sentido de terem sempre a bênção de DEUS a acompanhá-los nesta sua vida passageira. Sabem que nada podem sem DEUS; sabem que não está nos bens (materiais) que possuem, muitos ou poucos, nem nos espirituais, a sua segurança e salvação, mas só em DEUS. Por isso, o pobre em espírito só adora a DEUS e O ama acima de todas as coisas. Quando erra nesse reconhecimento e desejo, pede logo perdão ao SENHOR e acusa isso no Sacramento da Reconciliação. Como efeito dessa pobreza, são riquíssimos de bens superiores, os bens espirituais, um coração cheio de tesouros, que se manifestam exteriormente, beneficiando todos os que se encontram próximos deles.
- Bem-aventurados vós, os pobres, porque é vosso o REINO DE DEUS.
- Mas ai de vós, os ricos, porque já recebestes a vossa consolação.
Triste consolação! Correr o risco de perder DEUS, no final desta vida passageira, para ter consolações pauperrimas e que passam e deixam o coração vazio. Isto é uma advertência.
Não significa que não possamos nos consolar, por exemplo, contemplando a natureza, mas o pobre sabe dar graças a DEUS por essas consolações, e por isso até consegue ir mais longe na consolação: descobrir a presença do AMOR DE DEUS naquilo que está a contemplar na natureza.
Quando JESUS fala dos ricos (no sentido evangélico), não está a condenar consolações, que até podem vir d'ELE e são muitas boas. Os videntes de Fátima tiveram muitas e nada deste mundo pode superar isso, quando a consolação não vem de algum bem, mas do próprio SENHOR, causa de todos os bens. O que condena é a insensatez de buscar consolações, muitas vezes no pecado, e nem pensar nos outros. Cabe observar que a consolação no pecado nem consola, não passa de uma ilusão de bem...
- Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados.
- Ai de vós, que agora estais saciados, porque haveis de ter fome.
Vemos muitas injustiças no mundo. Pessoas a morrerem de fome, por exemplo, e nem conhecem o SENHOR: o seu sofrimento é enorme. Se conhecessem JESUS, o sofrimento seria suportável, teriam a presença consoladora do ESPÍRITO SANTO. Mas a SAGRADA ESCRITURA, em muitas passagens, e agora JESUS a dizer o mesmo, diz que DEUS há-de libertar os oprimidos e injustiçados deste mundo. No Juízo Final (já no Juízo Pessoal, que é a hora da nossa morte, da nossa páscoa, da nossa passagem... para onde? CÉU, Purgatório, Inferno?), nenhuma injustiça prevalecerá, só a JUSTIÇA. JUSTIÇA que é misericórdia, mas que não deixará impune quem praticou a injustiça e não buscou a misericórdia. Aqueles que não conhecem JESUS e sofrem da injustiça, o sofrimento é bem maior, por não conhecerem JESUS, serão libertados dos seus tormentos - diz a SAGRADA ESCRITURA e, agora, JESUS -, e ganharão a VIDA ETERNA, a felicidade sem medidas e sem fim. São como aquele cego de nascença que JESUS, sem o cego saber QUEM era, o curou, mas quando JESUS disse QUEM era, ele acreditou no SENHOR. Esta fé baptiza e salva.
Só DEUS pode saciar o coração humano. Se O perdemos, nunca seremos verdadeiramente saciados.
JESUS, como advertência aos que já O conhecem, mas são infiéis, até fala numa parábola de muitos dos convidados, mas muito ocupados com as tarefas deste mundo passageiro, para aceitarem o convite do SENHOR para o banquete do REINO DOS CÉUS. Porque não quiseram vir, cederão o lugar a esses oprimidos, injustiçados do mundo.
Têm fome, agora, mas serão saciados de algo que realmente sacia o homem: a VISÃO BEATÍFICA DE DEUS.
- Bem-aventurados vós que agora chorais, porque haveis de rir.
- Ai de vós que rides agora, porque haveis de entristecer-vos e chorar.
Rir até faz bem ao corpo e à alma, mas não é deste rir que JESUS fala, mas de uma vida de alienação, fútil, que nem pensa nos outros. JESUS explica do que se trata na parábola do rico e de Lázaro:
«Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino e fazia todos os dias esplêndidos banquetes. Um pobre, chamado Lázaro, jazia ao seu portão, coberto de chagas. Bem desejava ele saciar-se com o que caía da mesa do rico; mas eram os cães que vinham lamber-lhe as chagas.»
(Lucas XVI, 19-21)
- Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, quando vos rejeitarem e insultarem e proscreverem o vosso nome como infame, por causa do Filho do homem.
- Ai de vós quando todos os homens vos elogiarem. Era assim que os seus antepassados tratavam os falsos profetas.
Está bem claro, o que JESUS diz aqui.
Uma boa sexta-feira, o sexto dia da semana, e até amanhã, se DEUS quiser!