terça-feira, 19 de março de 2019

08 Mensagens de DEUS para o nosso bem (Procurar imitar DEUS PAI)

TQ 2,3 C (Salt.: sem II)
Terça-Feira da semana 2 do Tempo da Quaresma.

São José, Esposo, Sol.

Foto e pormenor de pintura Obra dos Santos Anjos


Dia dos Pais.

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***   ***

Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):

AQUI, letra M.

***   ***   ***

«Sede perfeitos como é perfeito o vosso PAI CELESTE.»
(Mateus V, 48)

A perfeição, a que JESUS aqui SE refere, é um dom de DEUS, ninguém pode lá chegar sem DEUS o conceder. Requer um milagre, uma ressurreição da alma humana como participação da RESSURREIÇÃO DE JESUS, que faz o homem velho renascer no Homem Novo, nova criatura, nova CRIAÇÃO.

DEUS concede este dom a quem, pela fé no Seu FILHO, o deseja, vivendo a conversão pessoal. Dom que nos foi alcançado por JESUS ter reparado as nossas faltas e nos ter reconciliado com DEUS. Tal dom nos foi dado no Baptismo. Mas tal como o nascituro, ainda não nascido, não é ainda capaz de actos humanos - aqueles que têm valor moral, responsabilidade no acto -, no entanto já é pessoa humana, óbvio!, o neófito (recém baptizado), ao atingir a idade da razão (que já envolve tais actos humanos, próprios da pessoa humana), precisará depois da conversão diária (viver a vida de cristão), para manter vivo e actuante este dom. 

Em que consiste esta perfeição, a santidade? Em imitar DEUS (Religião viva), ter este desejo, mesmo que esteja longe dessa santidade, mas que se vai aproximando dela, graças ao desejo, a este interesse que se coloca acima de todos os outros; coloca todos os outros em função deste (DEUS acima de todas coisas - Religião viva).

Isto é a única coisa nova que este mundo passou a conhecer, a única novidade, só podia vir de JESUS mesmo; qualquer coisa que os homens digam ser nova, não há nada de substancialmente novo nisso, mas o sempre igual de todos os tempos. 

Como podemos, mesmo que ainda não perfeitos, imitar DEUS? JESUS nos ensina e dá a GRAÇA (aquele dom de DEUS) de tornar possível o humanamente impossível. Ter o propósito firme de amar todos, em particular, aos que nos odeiam. DEUS não aprova o mal - nem podia -, mas respeita a nossa liberdade e está disposto a perdoar-nos, quando reconhecemos o mau uso da nossa liberdade e desejamos a Sua PAZ, DEUS é misericordioso, DEUS é perfeito. Esta perfeição de que JESUS nos fala em Mateus, está explicada em Lucas:

«Sede misericordiosos como o vosso PAI é misericordioso.»
(Lucas VI, 36)

Costuma-se dizer «tal pai, tal filho» e aqui JESUS SE refere ao Seu PAI, a DEUS, que deseja olhar-nos como Seus filhos. Triste quando não somos tais filhos de TAL pai..., quando somos, como diz a RAINHA DA PAZ, mais imagem do espírito do Mal do que d'ELA:

Queridos filhos, não permitais que Satanás se aposse dos vossos corações, de tal modo que vos tornais mais imagem dele do que de MIM.

Se isto acontece, mesmo que falemos de DEUS, damos mau testemunho d'ELE, bem longe de sermos uma imagem da Sua BONDADE, e, em vez de aproximarmos as pessoas de DEUS - da salvação, da verdadeira paz e felicidade -, as afastamos, o que é muito grave. 

«Sede perfeitos como é perfeito o vosso PAI CELESTE.»

Esta palavra de JESUS é a parte final do convite que nos faz a, imitando-O (e ao PAI), amarmos os nossos inimigos:

«Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. EU, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso PAI que está no CÉU, pois ELE faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores. Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos? E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso PAI CELESTE.»
(Mateus V, 43-48)

Alguém poderia não compreender o que JESUS quer-nos dizer com:

«ELE (DEUS PAI) faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores.»

Nada é impossível a DEUS, salvo aquilo que nega o que DEUS é. Podia perfeitamente fazer o milagre de um pecador, mesmo em dia ensolarado, não ter o Sol para si - enquanto outros à sua volta gozam desse dia ensolarado -, mas JESUS fala sobretudo do facto de que - enquanto vivemos nesta vida de passagem -, DEUS continua a dar oportunidades a quem está na via da perdição, para alcançar a Sua misericórdia.

DEUS é o Bom Pastor que procura continuamente a ovelha perdida. É verdade, como reza o salmista, que DEUS mantém-SE distante diante dos soberbos, porque DEUS é a VERDADE e o soberbo vive na mentira, mas basta o soberbo lançar o seu orgulho (a sua mentira) no cesto de lixo não reciclável, que DEUS SE aproxima e dá-lhe o Seu perdão.

Procuremos imitar o SENHOR na nossa vida - esta é o fruto do que habita no nossa coração: DEUS ou os ídolos? -, amando, perdoando, sendo misericordiosos para com todos. Mesmo porque, sendo misericordiosos, como ensina JESUS - a única novidade (substancial) dada a este mundo, o EVANGELHO -, alcançaremos a misericórdia (de DEUS).

Hoje é o dia de São José, Esposo, modelo para todos os pais (e maridos), que devem, como São José, colocar DEUS acima de todas as coisas, para serem os pais que os filhos precisam para crescerem no bem, na perfeição a que JESUS nos convida.


SÃO JOSÉ,
guarda amoroso do divino INFANTE,
de sua esposa, a VIRGEM MARIA,
e da IGREJA, Seu CORPO MÍSTICO,
modelo para os pais,
Abençoai-os.
Amém!



Uma boa terça-feira, o terceiro dia da semana, e até amanhã, se DEUS quiser!