quinta-feira, 7 de março de 2019

05 O que pede a RAINHA DA PAZ neste tempo (da Quaresma)

TQ 0,5 C (Salt.: sem IV)
Quinta-Feira depois das Cinzas

Santa Perpétua e Santa Felicidade, mártires, mo.



1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***  ***

Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):

AQUI, letra O.

***   ***   ***

Entrámos no Tempo da Quaresma.

Todos os tempos são tempos de graça. Enquanto vivemos neste mundo passageiro, o tempo nos é dado para a nossa conversão, para o retorno à CASA DO PAI, para o retorno a DEUS. Ou para uma aproximação maior, um conhecimento mais profundo de DEUS

- por isso, um conhecimento mais profundo de nós mesmos (o pecado que não vemos e suja termos sidos criados à imagem e semelhança de DEUS...) -,

para quem já vive na fidelidade da conversão diária.

Como é grande a misericórdia (o perdão) de DEUS, para aqueles que a ELE se convertem (diz a SAGRADA ESCRITURA).

Tirado de uma imagem da pintura "Filho Pródigo" de Rembrandt


Todos os tempos são tempos de graça, mas o Tempo da Quaresma é um tempo mais forte, de graças, para a nossa conversão. Um tempo que nos prepara para celebrarmos a PÁSCOA (passagem do SENHOR, que assumiu a nossa humanidade, deu a Sua vida humana por nós e RESSUSCITOU), como nossa páscoa. JESUS é o CAMINHO para DEUS, para a VERDADE que liberta e a VIDA que é VIDA ETERNA. JESUS é a nossa PÁSCOA iniciada pelo Baptismo até ao nascimento para a VIDA ETERNA. Não há outro caminho para o CÉU.

Eis algumas das mensagens da RAINHA DA PAZ para este tempo de graça:

Filhinhos, pelos vossos pequenos sacrifícios, meditai e vivei a PAIXÃO e MORTE DE JESUS por cada um de vós.

Por cada um de nós, pessoal.

JESUS teria padecido tudo que padeceu na CRUZ, se fosse só para salvar um de nós: o Seu AMOR por cada um de nós é pessoal. Sabemos pela SAGRADA ESCRITURA que são multidões de todos os cantos da Terra a serem salvos por JESUS (e possa nessa multidão estarem todos), mas se fosse só um, teria padecido o mesmo que padeceu por todos:

Somente aproximando-vos de JESUS, compreendereis o incomensurável amor que ELE tem por cada um de vós.

Pela oração e pela vossa renúncia, passareis a ser mais abertos ao dom da FÉ e ao amor à IGREJA e às pessoas que vos rodeiam.

Renúncia ao ódio e à falta de amor. Hoje, com o afastamento de DEUS, como consequência do afastamento de JESUS, DEUS humanado, vemos muitos casos que já nem são falta de amor (indiferença), mas ódio mesmo nas acções, no que se fala, no que se escreve. Age-se, fala-se, escreve-se em função daquilo que abunda no coração, saindo para fora, diz JESUS. Se é DEUS que está no coração, o que sai para fora - nas acções, na conversa, na escrita - é amor, tirando do tesouro que está no coração, o BEM, ensina JESUS. Este é o homem bom, diz JESUS. DEUS nos criou bons e para o bem - razão porque nos sentimos mal quando fazemos o mal -, mas o pecado trouxe a desordem à natureza humana. Sem DEUS, acaba por habitar no coração humano o ladrão, o mercenário, como ensina JESUS, que nos domina.

Pela oração e pela vossa renúncia, passareis a ser mais abertos ao dom da FÉ e ao amor à IGREJA e às pessoas que vos rodeiam.

Aprende-se essa renúncia mortificando o egoísmo - que nos escraviza, não nos deixa ser verdadeiramente livres -, através de outras renúncias: renuncia à minha vontade, cedendo com amor à vontade do próximo, onde está muitas vezes a VONTADE DEUS; ajudando, no escondimento, com o dinheiro que iríamos gastar no café, quem está carente dele; como ensina a Irmã Lúcia, entre duas laranjas, por exemplo, escolher, não, a que escolheríamos, mas a outra.

Etc.

Também os atletas, os estudantes, os músicos, etc, fazem renúncias para alcançarem os seus objectivos. E para alcançar o único objectivo que nos pode dar a felicidade sem fim, DEUS, o que fazemos de renúncia?

Pela oração e pela vossa renúncia, passareis a ser mais abertos ao dom da FÉ (DEUS, ESPÍRITO SANTO) e ao amor à IGREJA (não fazer figura de triste em relação ao que digo e escrevo, parecendo mais outra coisa, que um cristão) e às pessoas que vos rodeiam (o próximo).

E é para isso que serve este Tempo da Quaresma.

Este é um tempo de penitência e conversão. Do fundo do coração convido-vos: sêde Meus com todo o vosso coração e, então, vereis que o vosso DEUS é grande, porque ELE vos dará a bênção e a paz em abundância.

NOSSA SENHORA é a Medianeira de Todas as Graças, DEUS nada LHE nega, é o caminho garantido para o Seu FILHO, isto é, para DEUS.

Em Fátima, ELA disse isso mesmo à Irmã Lúcia: quem se aproxima do Seu Coração Imaculado, encontra DEUS.

Do fundo do coração convido-vos: sêde Meus com todo o vosso coração e, então, vereis que o vosso DEUS é grande, porque ELE vos dará a bênção e a paz em abundância.

O Sacramento da Reconciliação é o meu encontro com JESUS. Diante do sacerdote, devidamente autorizado pela IGREJA para celebrar este sacramento, estou diante de JESUS.

A graça sacramental é a fortaleza contra o pecado, sobretudo, contra os pecados acusados em confissão. Não podemos esconder nenhum, dos que nos lembrarmos na confissão, tornaria inválida a recepção do sacramento... É um sacramento de cura, que nos cura das desordens do homem velho, que não estão inteiramente suprimidas, enquanto não nascermos para o CÉU.

Queridos filhos, neste tempo de renúncia, oração e penitência, EU convido-vos de novo: ide confessar os vossos pecados, para que a GRAÇA possa abrir os vossos corações e permitir que ela vos mude. Convertei-vos, filhinhos, abri-vos a DEUS e ao Seu plano para cada um de vós.

A salvação de DEUS, como lembrei no início, é pessoal. E DEUS, que é AMOR, amando pessoalmente a cada um de nós, tem um plano para cada um de nós, já pensou nisso? Ser, como diz JESUS, um trabalhador da vinha do SENHOR, Seu CORPO MÍSTICO, nem que seja à última da hora?

Convertei-vos, filhinhos, abri-vos a DEUS e ao Seu plano para cada um de vós.

O mundo fala muito de amor, mas pouco sabe disso (o mundo que desconhece DEUS); fala muito de felicidade, mas vemos que tal felicidade (como a droga, cujo efeito vai passar) não dura para sempre - como tudo neste mundo, é passageiro. Logo, logo passa e deixa um vazio no coração, e é muito limitada, tal felicidade - como tudo neste mundo, que há de bem, é limitado.

A verdadeira felicidade, infindável e sem medidas, só se encontra na VISÃO BEATÍFICA DE DEUS, mas já se inicia neste mundo, pela FÉ (que não é abstrata, mas concreta, DEUS manifesta-SE) com a PAZ e a RECONCILIAÇÃO com DEUS. Com a paz que só DEUS dá (RAINHA DA PAZ). NOSSA SENHORA nos convida à Confissão, ao Sacramento da Reconciliação.

«Quem poderá discernir os próprios erros. Perdoai-me os que me são desconhecidos. Preservai-me também da soberba, para que ela não me domine. Então, serei perfeito e imune de falta grave.»
(Salmo XVIII, 13-14)

«Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos e a verdade não está em nós. Se confessamos os nossos pecados, DEUS é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a iniquidade.»
(1 João I, 8-9)

Sendo DEUS a VERDADE, ELE não pode perdoar os pecados de quem diz que não tem pecado. Tudo é possível para DEUS, menos negar aquilo que DEUS é.

Não façamos como o fariseu, cujo orgulho não lhe deixava ver que, tudo que fazia de bom, tinha de bem, vinha de DEUS, e caia no pecado de julgar os outros:

«O fariseu, de pé, fazia interiormente esta oração: ‘Ó DEUS, dou-TE (dou-VOS) graças por não ser como o resto dos homens (o resto...), que são ladrões, injustos, adúlteros; nem como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo quanto possuo.’» (Como se DEUS não soubesse!)

O cobrador de impostos, mantendo-se à distância, nem sequer ousava levantar os olhos ao CÉU; mas batia no peito, dizendo: ‘Ó DEUS, tende piedade de mim, que sou pecador!’

Digo-vos, diz JESUS: Este voltou justificado para sua casa, e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.»
(Lucas XVIII, 11-14)

O fariseu soberbo, cego pela soberba para ver os seus maiores pecados, nunca vai ver, com olhos, que tem pecados, vive da mentira:

«Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos e a verdade não está em nós. Se confessamos os nossos pecados, DEUS é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a iniquidade.»
(1 João I, 8-9)

Entrámos na QUARESMA: este é o tempo mais propício, é o tempo da salvação, como diz a SAGRADA ESCRITURA.

E como é bom caminharmos com a MÃE DE JESUS, nossa MÃE!:

Sede pacientes, Meus anjos, não tenhais medo de nada; EU estou convosco e guardo-vos. Se tiverdes um problema, seja ele qual fôr, chamai-ME e virei logo e ajudar-vos-ei, aconselhando-vos a resolver o problema da melhor maneira.

ELA SE dirigia aos videntes de Medjugorje, mas aplica-se a todos os que se abrem ao Seu Imaculado Coração. Todos os que fazem isso, na fé, sabem muito bem de como esta palavra da RAINHA DA PAZ é verdadeira, realiza-se no concreto, na vida quotidiana. E assim, na FÉ, a PALAVRA DE DEUS se realiza em nós, no concreto. NOSSA SENHORA nos aponta para o Seu FILHO, para não seguirmos sabedorias, teorias, opiniões e ideologias humanas, mas a PALAVRA DE DEUS. Tudo deve ser confrontado com a PALAVRA DE DEUS, a VERDADE.

Uma boa quinta-feira, o quinto dia da semana, e até amanhã, se DEUS quiser!