segunda-feira, 13 de junho de 2011

Tecnologia: um dom de DEUS

Não existe tecnologia sem o conhecimento humano e os humanos precisam de tecnologia porque possuem, por enquanto, um corpo material (que precisa de transportar, alimentar do alimento material, etc; que impõe certas limitações à interligência humana, precisando de calculadoras, computadores, etc). As criaturas puramente espirituais, que chamamos de anjos, não precisam de tecnologia, coisas que, como a matemática, associado ao conceito «quantidade», se referem apenas ao universo dos corpos, aquilo que é formado de átomos. A Criação por enquanto invisível ao homem, no seu corpo material, cujos sentidos só podem apreender o que é material, não tem nada a ver com átomos, com matemática, com ciências naturais; não tem nada a ver com energia..., como se diz por aí, quando se fala da realidade invisível  (anjos, não são forças energéticas, pois isto tem a ver com matéria e os anjos são espirituais).

Mas voltemos à tecnologia, que existe, porque existe o conhecimento - os animais brutos, alguém poderia pensar erradamente, também possuiriam tecnologias, como os castores, por exemplo, mas estes animais, como os outros, só têm a inteligência sensitiva (como o homem a tem), e fazem isso apenas por instinto, na providência divina. Eles não poderiam por exemplo, criar uma bengala, para suprir as deficiências da sua velhice, requer inteligência (compreender que 1 + 1 = 2, por exemplo, fazer juízos, rir, falar, etc); por isso DEUS já os fez em quatro patas - se andassem em duas patas, como os homens andam por duas pernas, embora possam gatinhar, chegado a velhice, seria um problema, por não poderem fabricar uma bengala (tecnologia). DEUS já fez tudo perfeito: o que há de mal, neste mundo, e desordem, é acidental, temporário e fruto do pecado. Eles não precisam de roupas, agasalhos no inverno, etc. Se falarmos do corpo, são bem melhor adaptados às adversidades que o homem, com o seu corpo fracote, não fosse o homem ser inteligente.

As tecnologias mais avançadas requerem o conhecimento científico, aquele em que  não só tenho o conhecimento, mas o conhecimento do porquê das coisas: o matemático conhece o teorema de pitágoras e sabe explicar porque é assim.

Vamos agora aonde quero chegar: não é graças a esta ou aquela tecnologia, por causa disto ou daquilo, como é muito comum dizer e ouve-se. Está errado. É graças a DEUS. A tecnologia, como tudo que é bom, é dom de DEUS. A tecnologia existe porque existe o conhecimento, o conhecimento existe, porque existem as leis, as leis existem e estáveis, porque DEUS lhes dá existência e estabilidade. Se DEUS mudasse as leis, ou até só alguma delas, o nosso conhecimento já não valeria, a nossa tecnologia, consequentemente, porque consequentemente, de leis que já não valem, deixaria de funcionar. Agradeçamos sempre a DEUS - também pela tecnologia -, digamos sempre a verdade, em vez da mentira: 

Graças a DEUS!

Sem comentários: