TA 4,3 A (Salt.: sem IV)
Terça-Feira da semana 4 do Tempo do Advento.
Hoje, à tarde, VÉSPERAS I do NATAL.
*** *** ***
Zacarias é o pai de João Baptista e, iluminado pelo ESPÍRITO SANTO, no dia do nascimento de São João Baptista profetizou sobre JESUS. Para isso, na memória viva do ESPÍRITO SANTO (onde nada se perde, mesmo que passe muitos séculos, o ESPÍRITO SANTO não permite que isso aconteça...), recordou as profecias antigas sobre o CRISTO (MESSIAS): todas se cumprirão em JESUS. É o cântico evangélico «Benedictus», que fala do MESSIAS e do Seu precursor, São João Baptista.
Zacarias diz que está próximo o cumprimento das promessas, entre elas, aquela que ao longo dos séculos, o POVO DE DEUS pede para DEUS revelar a Sua FACE: JESUS (quem O vê, vê o PAI):
Bendito o SENHOR DEUS DE ISRAEL que visitou e redimiu o Seu POVO e nos deu um SALVADOR poderoso na casa de David, Seu servo, conforme prometeu pela boca dos Seus santos, os profetas dos tempos antigos, para nos libertar dos nossos inimigos e das mãos daqueles que nos odeiam, para mostrar a Sua misericórdia a favor dos nossos pais, recordando a Sua sagrada aliança e o juramento que fizera a Abraão, nosso pai, que nos havia de conceder esta graça:
de O servirmos um dia, sem temor, livres das mãos dos nossos inimigos, em santidade e justiça, na Sua presença, todos os dias da nossa vida.
Isso se realizará plenamente no CÉU, mas já tem o seu início na Terra, para quem se acolha a essa salvação, verdadeira libertação de toda a escravidão e dependência! Essa visita veio do CÉU. Não é uma salvação terrestre... É a novidade. Depois Zacarias fala do seu filho, João Baptista:
E tu, menino, serás chamado profeta do ALTÍSSIMO, porque irás à Sua frente (à frente do ALTÍSSIMO. JESUS é DEUS) a preparar os Seus caminhos, para dar a conhecer ao Seu POVO a salvação pela remissão dos seus pecados (JESUS veio para isso e muito mais)
Como disse, essa salvação não é humana, mas de DEUS, não é terrestre, mas vem do CÉU e é para libertar o homem de todo o tipo de escravidão, até da escravidão da falsa liberdade e da falsa (mentirosa) autonomia:
Graças ao coração misericordioso do nosso DEUS, que das ALTURAS nos visita como SOL NASCENTE (NATAL), para iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz.
Mais tarde, já JESUS nascido, apresentado no TEMPLO DE DEUS, outro homem de DEUS, Simeão, cheio do ESPÍRITO SANTO, como o MENINO JESUS ao cólo, vai dizer QUEM é JESUS:
Agora, SENHOR, segundo a Vossa PALAVRA (as profecias antigas), deixareis ir em paz o Vosso servo, porque meus olhos viram a SALVAÇÃO, que oferecestes a todos os povos:
LUZ para SE revelar às nações e glória de ISRAEL, Vosso POVO.
Um SANTO NATAL!
Sem comentários:
Enviar um comentário